MULHERES QUE LUTAM: Mensagens feministas desenhadas em preto, branco e vermelho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.116183

Palavras-chave:

Desenho, Fotografia, Feminismo, Arte feminista, Intervenções urbanas

Resumo

Em minha pesquisa de doutorado em Antropologia Social fotografo intervenções urbanas (lambes, pichações, adesivos, etc.) que contenham mensagens feministas e que tenham sido produzidas por mulheres. A partir dessas fotografias realizo colagens e desenhos que, posteriormente, retornam à paisagem urbana em formato de cartazes lambe-lambe. É gerada uma espécie de movimento circular que tem início no espaço urbano, passa pela fotografia e pelo desenho, vai ganhando força e se reinventando para voltar a atuar no mesmo meio. No ensaio visual aqui apresentado, mostro alguns dos desdobramentos poéticos provenientes da revisitação de meu arquivo fotográfico, em que utilizo especificamente a técnica do desenho e pintura. Busco relacionar as ações práticas com a produção teórica de autoras que abordam assuntos como Feminismos, Artes Visuais e Antropologia Visual, além de prestar homenagens às mulheres que admiro no mundo da fotografia e das artes. É um trabalho sobre mulheres, de mulheres, para mulheres.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marielen Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES. Mestra em Artes Visuais na linha de Poéticas Visuais e Bacharela em Artes Visuais pela UFRGS. Durante a graduação foi bolsista da Secretaria de Educação a Distância (SEAD) e bolsista de fotografia do Departamento de Difusão Cultural (DDC) da UFRGS. Participou do grupo de pesquisa Arte e Historiografia e atualmente participa do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL) da UFRGS. Pesquisa sobre fotografia, mulheres artistas e temáticas de gênero. É fundadora e componente do coletivo Nítida - fotografia e feminismo, grupo de fotógrafas que discutem a inserção das mulheres no campo fotográfico. Como artista visual participou de diversas exposições coletivas e também individuais.

Referências

Referências bibliográficas

KUSCHINIR, Karina. Ensinando Antropólogos a desenhar. Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 3, n° 2/2014, pag. 23-463.

LEIBOVITZ, Annie. Annie Leibovitz at work. New York: Random House. 2008

LIMA, Solange Teixeira de. A fotografia de Nair Benedicto 1970 - 1985: do registro documental ao percurso poético. Trabalho de conclusão de curso de graduação. (Bacharelado em História da Arte) Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019.

PEREIRA, Alexandre Barbosa. As marcas da cidade: a dinâmica da pixação em São Paulo. Lua Nova, São Paulo, 79: 143-162, 2010.

Referências online

“A periferia sem sangue de Helen Salomão” por Mari Cobra

Disponível em: <https://hysteria.etc.br/ler/a-periferia-sem-sangue-de-helen-salomao/> Acesso em setembro de 2020.

“Alice Austen” por Lívia Auler

Disponível em: <https://nitidafotografia.wordpress.com/2016/08/25/alice-austen/> Acesso em setembro de 2020.

Barbara Morgan por Desirée Ferreira. Disponível em: <https://nitidafotografia.wordpress.com/2016/12/14/barbara-morgan/> Acesso em outubro de 2020.

Gisèle Freund – site oficial. Disponível em: <http://www.gisele-freund.com/> Acesso em outubro de 2020.

Susan Meiselas – site oficial. Disponível em: <https://www.susanmeiselas.com/> Acesso em outubro de 2020.

“That´s me in the picture: Ninalee Craig Photographed by Ruth Orkin” por Abigail Radnor.

Disponível em: <https://www.theguardian.com/artanddesign/2015/jan/30/ninalee-craig-photograph-ruth-orkin-florence-1951>Acesso em 2016.

The Alice Austen House Museum – site oficial

Disponível em: <https://aliceausten.org/> Acesso em setembro de 2020.

Vivian Maier – site oficial

Disponível em: <http://www.vivianmaier.com/> Acesso em outubro de 2020.

Filmes

FRIDA KAHLO & TINA MODOTTI. Direção: Laura Mulvey and Peter Wollen, London's Whitechapel Gallery, 1983. 28 min.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

BALDISSERA, M. MULHERES QUE LUTAM: Mensagens feministas desenhadas em preto, branco e vermelho. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 23, n. 62, 2022. DOI: 10.22456/1984-1191.116183. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/116183. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Ensaios com Imagens