MULHERES QUE LUTAM: Mensagens feministas desenhadas em preto, branco e vermelho
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.116183Palavras-chave:
Desenho, Fotografia, Feminismo, Arte feminista, Intervenções urbanasResumo
Em minha pesquisa de doutorado em Antropologia Social fotografo intervenções urbanas (lambes, pichações, adesivos, etc.) que contenham mensagens feministas e que tenham sido produzidas por mulheres. A partir dessas fotografias realizo colagens e desenhos que, posteriormente, retornam à paisagem urbana em formato de cartazes lambe-lambe. É gerada uma espécie de movimento circular que tem início no espaço urbano, passa pela fotografia e pelo desenho, vai ganhando força e se reinventando para voltar a atuar no mesmo meio. No ensaio visual aqui apresentado, mostro alguns dos desdobramentos poéticos provenientes da revisitação de meu arquivo fotográfico, em que utilizo especificamente a técnica do desenho e pintura. Busco relacionar as ações práticas com a produção teórica de autoras que abordam assuntos como Feminismos, Artes Visuais e Antropologia Visual, além de prestar homenagens às mulheres que admiro no mundo da fotografia e das artes. É um trabalho sobre mulheres, de mulheres, para mulheres.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
KUSCHINIR, Karina. Ensinando Antropólogos a desenhar. Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 3, n° 2/2014, pag. 23-463.
LEIBOVITZ, Annie. Annie Leibovitz at work. New York: Random House. 2008
LIMA, Solange Teixeira de. A fotografia de Nair Benedicto 1970 - 1985: do registro documental ao percurso poético. Trabalho de conclusão de curso de graduação. (Bacharelado em História da Arte) Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019.
PEREIRA, Alexandre Barbosa. As marcas da cidade: a dinâmica da pixação em São Paulo. Lua Nova, São Paulo, 79: 143-162, 2010.
Referências online
“A periferia sem sangue de Helen Salomão” por Mari Cobra
Disponível em: <https://hysteria.etc.br/ler/a-periferia-sem-sangue-de-helen-salomao/> Acesso em setembro de 2020.
“Alice Austen” por Lívia Auler
Disponível em: <https://nitidafotografia.wordpress.com/2016/08/25/alice-austen/> Acesso em setembro de 2020.
Barbara Morgan por Desirée Ferreira. Disponível em: <https://nitidafotografia.wordpress.com/2016/12/14/barbara-morgan/> Acesso em outubro de 2020.
Gisèle Freund – site oficial. Disponível em: <http://www.gisele-freund.com/> Acesso em outubro de 2020.
Susan Meiselas – site oficial. Disponível em: <https://www.susanmeiselas.com/> Acesso em outubro de 2020.
“That´s me in the picture: Ninalee Craig Photographed by Ruth Orkin” por Abigail Radnor.
Disponível em: <https://www.theguardian.com/artanddesign/2015/jan/30/ninalee-craig-photograph-ruth-orkin-florence-1951>Acesso em 2016.
The Alice Austen House Museum – site oficial
Disponível em: <https://aliceausten.org/> Acesso em setembro de 2020.
Vivian Maier – site oficial
Disponível em: <http://www.vivianmaier.com/> Acesso em outubro de 2020.
Filmes
FRIDA KAHLO & TINA MODOTTI. Direção: Laura Mulvey and Peter Wollen, London's Whitechapel Gallery, 1983. 28 min.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.