O corpo masculino enquanto estratégia feminista
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.116074Palavras-chave:
Olhar, Representação, Nu masculino, Historiografia, GêneroResumo
O artigo O corpo masculino enquanto estratégia feminista trata da criação de imagens do corpo masculino produzidas por artistas mulheres após os anos 70, examinadas enquanto método consciente utilizado para transformar os estereótipos da representação do nu masculino, historicamente construída pelo próprio olhar masculino, sujeito dominante no discurso histórico. O olhar feminino para as representações do corpo masculino somado às teorias de gênero permitem avançar nas discussões referentes às relações sociais pré-determinadas e questionar as próprias prerrogativas institucionais da história da arte que levaram à exclusão de artistas mulheres enquanto produtoras relegando-as a papéis secundários segundo códigos visuais, sociais e sexuais tradicionais.
Downloads
Referências
VICENTE, Felipa L. A arte sem história. Mulheres e cultura artística (Século XVI-XX). Lisboa: Babel, 2012. p. 198.
NOCHLIN, Linda. Por que não existiram grandes artistas mulheres? Nova York: ArtNews, 1971. p. 25.
LEOPOLD, Elizabeth; NATTER, Tobias. Nude Men. From 1800 untill the presente day. Leopold Museum. Viena: Hirmer, 2013. Catálogo da exposição. p. 38.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges; (Org.). História da Virilidade. Obra em 3 volumes. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. p. 41.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges; (Org.). História da Virilidade. Obra em 3 volumes. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. p. 418.
BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 137-140.
BARROS, Roberta. Elogio ao toque. Ou como falar de arte feminina à brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Do Autor, 2016. p. 51.
BARROS, Roberta. Elogio ao toque. Ou como falar de arte feminina à brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Do Autor, 2016. p. 45.
VICENTE, Felipa L. A arte sem história. Mulheres e cultura artística (Século XVI-XX). Lisboa: Babel, 2012. p. 28.
GOLDEN, Eunice. The Male Nude in Women’s Art. Dialectics of a Feminist Iconography. In: Sex Issue. Heresies #12. p. 42 Disponível em: <http://heresiesfilmproject.org/wp-content/uploads/ 2011/09/heresies12.pdf>.
MULVEY, Laura. Visual and Other Pleasures. Nova York: Palgrave, 1989. p. 47
VICENTE, Felipa L. A arte sem história. Mulheres e cultura artística (Século XVI-XX). Lisboa: Babel, 2012. p. 20.
POLLOCK, Griselda. Visión y diferencia . Feminismo, feminidad e historias del arte. Buenos Aires: Fiordo, 2013. p. 36
NOCHLIN, Linda. Por que não existiram grandes artistas mulheres? Nova York: ArtNews, 1971. p. 16
SCOTT, Joan. Gênero: Uma Categoria Útil para Análise Histórica. Nova York: Columbia University Press, 1989. p. 4.
POLLOCK, Griselda. Visión y diferencia . Feminismo, feminidad e historias del arte. Buenos Aires: Fiordo, 2013. p. 29 e 210.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.