COREOGRAFIAS E REGULAÇÕES DE GÊNERO DO CINEMA: Gestos modernos em Maurice e outros filmes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.116063Palavras-chave:
Coreografia, Filmes de época, Homossexualidade, Branquitude, Gesto,Resumo
O artigo discute o aspecto coreográfico dos filmes de época, tomando como fio condutor o filme Maurice (dir. James Ivory, 1987). A investigação aborda o cinema enquanto arte cinética e compreende o social a partir de regulações gestuais, debruçando-se sobre as possibilidades de abordar o meio cinematográfico enquanto tecnologia coreográfica. Assim, discute-se como filmes de época fabulam o passado gestualmente, a partir de teorias sobre nostalgia, coreografias sociais e de gênero. Neste processo, argumenta-se que tais filmes frequentemente frisam os gestos sociais, ao passo que projetam aspectos coreográficos do próprio meio fílmico amplamente. Enquadra-se predominantemente gestos constituídos a partir de regulações de gênero, inquirindo a construção da homossexualidade masculina moderna. Conclui-se que, teatralizando o sujeito moderno, tais filmes destacam o caráter regulado da gestualidade, tematizando possibilidades de desvio sexual e facilitando olhares inquisitivos sobre os gestos da branquitude.Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Notas sobre o gesto. In. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 4, p. 09-14, jan. 2008.
BRANNIGAN, Erin. Dancefilm – Choreography and the moving image. New York: Oxford University Press, 2011.
BUTLER, Judith. Corpos que importam – os limites discursivos do sexo. São Paulo: N-1, 2019.
DYER, Richard. The Culture of Queers. London: Taylor & Francis e-library, 2005. E-book.
______. White: essays on race and culture. London: Routledge, 2017. E-book.
FOSTER, Susan Leigh. Choreographies of gender. In. Signs. Vol. 24, No. 1, pp. 1-33. 1998
______. Choreographing empathy: kinesthesia in performance. New York: Routledge, 2011.E-book.
GALT, Rosalind. Pretty: Film theory, Aesthetics, and the History of the Troublesome Image. Camera Obscura, Durhan, 71, v. 24, n. 2, p. 1-41, 2009
HALPERIN, David. How to be gay. Cambridge: Massachusetts, 2012. E-book.
HEWITT, Andrew. Social Choreography – Ideology as performance in dance and everyday movement. Durham e Londres: Duke University Press, 2005.
HONG, Mary. Visualizing Interiors – The Language of Movement in the 2005 Film Pride and Prejudice. In. Genre, vol. 46, n. 3, p. 189-211. 2013
HOOKS, bell. Black Looks: race and representation. New York: Routledge, 1992.
LEPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. In. ILHA, v. 13, n. 1, p. 41-60, jan/jun. (2011) 2012.
______. Exaurir a dança: performance e a política do movimento. São Paulo: Annablume, 2017.
MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In. Mauss, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Ubu Editora, 2017. E-book.
MONK, Claire. Heritage Film Audiences 2.0: Period Films Audiences and Online Fan Cultures. In. Participations – jornal of Audience & Reception Studies, v. 8, n. 2, p. 431 – 477. 2011.
PEREZ, Juan Bernardo P. El coreógrafo-realizador y la fragmentacion Del Cuerpo em movimento dentro Del film de accióm y el film de danza. Tese (doutorado em artes). Departamento de Escultura, Universidade Politécnica de Valencia, 2006.
PRYSTHON, Ângela. Utopias da frivolidade – ensaios sobre cultura pop e cinema. Recife: Cesárea, 2014.
RUPRECHT, Lucia. Gestural Imaginaries – dance and cultural theory in the early twentieth century. New York: Oxford University Press, 2019. E-book.
SILVA, Priscila Elisabete da. O conceito de branquitude: reflexões para o campo de estudo. In. MULLER, Tânia; CARDOSO, Lourenço. BRANQUITUDE – estudos sobre a identidade branca no Brasil. Curitiba: Editora Appris, 2017. E-book.
SOUZA, José Ailson. L. de. E.M. Forster no cinema: questões de gênero e sexualidade nos filmes de James Ivory. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura), Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2019.
STOVEL, Nora. “Will you dance?” Film adaptations of Pride and Prejudice. In. Persuasions on-line. V. 34, n. 1. 2013. Disponível em: http://www.jasna.org/persuasions/on-line/vol34no1/stovel.html. Acesso em: 23/12/2020.
VIDAL, Belen. Figuring the past – Period Film and Mannerist Aesthetic. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.