O Ruído que Brota dos Muros do Porto: Ensaio visual sobre o direito à habitação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.115484Palavras-chave:
fotografia, protesto, gentrificaçãoResumo
Enquadrado numa sociologia visual e andante, este ensaio apresenta e discute uma seleção de fotografias de protesto pelo direito à habitação, capturadas nas paredes do Porto, Portugal, nos últimos dois anos. As imagens dão conta das tensões e contradições associadas aos processos de gentrificação e turistificação. Desse conjunto, salienta-se a diversidade de agentes, linguagens, destinatários ou estratégias discursivas, bem como o potencial de disseminação que estas mensagens possuem, ao serem transpostas para outros contextos, como as mobilizações coletivas ou as redes sociais. Destaca-se ainda o seu carácter duplo de inscrição no espaço público: são memória de reivindicações passadas e incentivo para lutas futuras. Sendo aparentemente silenciosas, estas contra-visualidades produzem ruído, modificando a paisagem urbana e provocando transformações sociais e políticas.
Palavras-chave: fotografia, protesto, gentrificação
Framed in a visual and walking sociology, this essay presents and discusses a selection of photographs of protest for the right to housing, captured on the walls of Porto, Portugal, in the last two years. The images show the tensions and contradictions associated with the processes of gentrification and tourism. Of this set, we highlight the diversity of agents, languages, recipients or discursive strategies, as well as the potential for dissemination that these messages have, when transposed to other contexts, such as collective mobilizations or social networks. The double character of registration in the public space is also noteworthy: they are a memory of past claims and an incentive for future struggles. Being apparently silent, these counter-visualities produce noise, changing the urban landscape and driving social and political transformations.
Keywords: photography, protest, gentrification
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