Resistência Individual e Memórias Coletivas em Álbuns Fotográficos no Poço da Draga/Fortaleza-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.112342

Palavras-chave:

Biografias, Álbuns Fotográficos, Resistências urbanas, Patrimônio.

Resumo

A partir de uma ação de extensão intitulada Fotobiografias: a Fortaleza que se encontra em acervos fotográfico pessoais, buscamos refletir sobre como a partir de fotografias podemos desvelar as biografias individuais, mas também a biografia de uma cidade. A ação é realizada no Poço da Draga. Tomamos esse território a partir das fotografias que as pessoas guardam em suas casas e escutamos suas narrativas. As fotografias promovem aparições, evocam narrativas, acionam lembranças, interligam relações. Podemos tomar essas paisagens narrativas como patrimônios da cidade? Como podemos a partir da memória, refleti-las como “espaços da recordação”, que nos permitem repensar a própria leitura social, histórica e antropológica da cidade? Desta forma, partimos das narrativas de Dona Zenir, uma das moradoras mais antigas do lugar. A partir de suas narrativas e imagens ela nos leva às pessoas, às suas vivências, aproxima-se das vivências compartilhadas com outras mulheres, e costura, através da memória, o Poço da Draga à história de Fortaleza.

Palavras-Chave: Biografias. Álbuns Fotográficos. Resistências urbanas. Patrimônio.

 

 

INDIVIDUAL RESISTANCE and collective memories in Photographic albums in poço da Draga/Fortaleza-CE

 

Abstract: Departing from na extension activity named Photobiographies: the Fortaleza that can be found in personal photographic archives, we aim to reflect about photographs can reveal not only individual biographies but also the biography of a city. The activity takes place in Poço da Draga. We approach this territory through photographs that people keep in their homes and the narratives they tell about them. The photographs evoke narratives, activate memories, interconnect relationships. Can we consider these narrative landscapes as heritage of Fortaleza? How can we think about them as “spaces of remebrance” that allow us to reconsider social, historical and anthropological readings of the city? We take as a starting point the narratives told by Dona Zenir, one of the oldest residents of Poço da Draga. Her narratives and images take us to people, their lives, bring us closer to the lived experiences shared with other women, entwining – through memory – Poço da Draga to the history of Fortaleza.

Key words: Biographies. Photographic albums. Urban resistance. Heritage.

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Biografia do Autor

Cristina Maria Da Silva, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará- UFCE (Desde 2010). Membro da área de Sociologia na Universidade Federal do Ceará. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq.

Francisco Felipe Pinto Braga, Universidade Federal do Ceará

Pesquisador na área de Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou na Bolsa de Iniciação Acadêmica com um projeto relacionado aos diretores das residências universitárias.  Atua no grupo Rastros Urbanos na ação de extensão: "Fotobiografias: a Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais" no Poço da Draga. Possui trabalhos e pesquisas relacionados a temáticas como cidade, fotografia, memória e mais recentemente sobre a morte.

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Publicado

2021-06-18 — Atualizado em 2022-05-21

Versões

Como Citar

DA SILVA, C. M.; BRAGA, F. F. P. Resistência Individual e Memórias Coletivas em Álbuns Fotográficos no Poço da Draga/Fortaleza-CE. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 22, n. 56, 2022. DOI: 10.22456/1984-1191.112342. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/112342. Acesso em: 29 mar. 2024.