Fantasmas do Levante Cabano: entre o heroísmo do sujeito revoltado e a ira das multidões sediciosas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.112164Palavras-chave:
Levantes, Cabanagem, Imagem,Resumo
O objetivo deste artigo é investigar as dimensões estéticas e políticas das imagens alusivas ao levante histórico da Cabanagem (1835-1840), tensionando seu trabalho de dar forma visual ao tempo histórico daquela revolta e sua capacidade de desvelar a sobrevivência de gestos e afetos de resistência política dos povos amazônicos. A argumentação se inicia pelas premissas relativas à historicidade da Cabanagem como a única revolta popular do período regencial que efetivamente conseguiu a tomada do poder. Em seguida, exploramos uma antropologia política das imagens à luz das perspectivas de Georges Didi-Huberman e Aby Warburg, buscando entender o papel das imagens nos conflitos políticos dessa natureza, reconhecendo-as como repositórios de uma história visual e também dos desejos sobreviventes, da dimensão sensível subjacente à dinâmica das sublevações. Por fim, analisamos, em certa iconografia da Cabanagem, as figurações do heroísmo do homem revoltado e da ira das massas sanguinárias como elementos estético-expressivos (im)próprios dessas imagens.
Palavras-chave: Levantes. Cabanagem. Imagem.
Ghosts of the Cabanagem uprising: between the heroism of revolted and the wrath of the seditious crowds
Abstract: The aim of this article is to investigate the aesthetic and political dimensions of images alluding the historical uprising of the Cabanagem (1835-1840), tensioning its work to shape visual form to the historical time of that revolt and its ability to unveil the survival of gestures and affections of political resistance of the Amazonian peoples. The argument begins with the premises related to historicity of the Cabanagem as the only popular uprising of the regency period that effectively managed to reach power. Then, we explored a political anthropology of images in the light of the perspectives of Georges Didi-Huberman and Aby Warburg, seeking to understand the role of the images in political conflicts of this nature, recognizing them as repositories of a visual history and also of the surviving desires, of the sensible dimension underlying the dynamics of the uprisings. Finally, we analyzed, in a certain iconography of the Cabanagem, the figurations of the revolted man's heroism and the wrath of the seditious crowds as aesthetic-expressive elements (im)proper to these images.
Keywords: Uprising. Cabanagem. Image.
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