Facção Central: uma perspectiva anti-fáustica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.110750

Palavras-chave:

Facção Central. Fausto. Modernidade. Exploração. Violência.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é o de reconhecer elementos anti-fáusticos na música “Pacto com o diabo”, do grupo de rap Facção Central. Para isso, analisou-se a referida música a partir da teoria de Segreto (2015) a respeito da linguagem cancional do rap e buscou-se um diálogo com o tema fáustico. Nesse sentido, as reflexões de Berman (1986) acerca da relação de Fausto com a modernidade foram de suma importância para ampliar a percepção sobre a obra do Facção Central sob a ótica proposta. Com isso, foi possível perceber a configuração anti-fáustica de “Pacto com o diabo”, sobretudo, pelo caráter de imobilidade dessa narrativa cancional, mas também por oferecer o desenvolvimento da representação da perspectiva daqueles que sofrem as consequências do progresso social.

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Biografia do Autor

Diego Kauê Bautz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Sagrado Coração (2013), e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela mesma universidade (2016). Atualmente é mestrando em Literatura e Sociedade pela UNESP, com auxílio de bolsa CAPES para desenvolver pesquisa sobre a escrita de Ferréz como contista, e sobre a relação da literatura periférica com o rap. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, literatura marginal, e oralidade

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

BAUTZ, D. K. Facção Central: uma perspectiva anti-fáustica. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 22, n. 58, 2021. DOI: 10.22456/1984-1191.110750. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/110750. Acesso em: 16 abr. 2024.