Facção Central: uma perspectiva anti-fáustica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.110750Palavras-chave:
Facção Central. Fausto. Modernidade. Exploração. Violência.Resumo
O objetivo geral deste trabalho é o de reconhecer elementos anti-fáusticos na música “Pacto com o diabo”, do grupo de rap Facção Central. Para isso, analisou-se a referida música a partir da teoria de Segreto (2015) a respeito da linguagem cancional do rap e buscou-se um diálogo com o tema fáustico. Nesse sentido, as reflexões de Berman (1986) acerca da relação de Fausto com a modernidade foram de suma importância para ampliar a percepção sobre a obra do Facção Central sob a ótica proposta. Com isso, foi possível perceber a configuração anti-fáustica de “Pacto com o diabo”, sobretudo, pelo caráter de imobilidade dessa narrativa cancional, mas também por oferecer o desenvolvimento da representação da perspectiva daqueles que sofrem as consequências do progresso social.Downloads
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