Experiência das Compras: Um diálogo entre espaços comerciais de Natal e as compras femininas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.103762

Palavras-chave:

experiência. compras. espaço comercial

Resumo

Resumo: O artigo presente artigo trata de uma pesquisa sobre compras femininas em Natal, em três espaços comerciais: Centro, Alecrim e Natal Shopping. O objetivo é realizar um diálogo entre a configuração espacial dos comércios e as compras realizadas por um grupo de mulheres, refletindo sobre as relações sociais e experiência criadas pelas compras de roupas, acessórios e maquiagens, para tanto realizei uma etnografia.

Palavras-chave: experiência. compras. espaço comercial

 

 

EXPERIENCE OF SHOPPING: A CONVERSATION BETWEEN COMMERCIAL SPACE AND FEMALE SHOPPING

 


Abstract: This article deals with the research about female shopping in Natal, in three commercial spaces: Centro, Alecrim and Natal Shopping. The objective is to make a conversation between a space configuration of the trade and the shopping carried by women, reflecting about the social relationships and experience created by shopping of clothes, accessories and makeup, to this end I did a ethnography.

Keywords: experience. shopping. commercial space

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adara Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Sociais - UFRN

Mestranda em Antropologia Social - PPGAS/UFRN

Referências

CASCUDO, Câmara. Historia da cidade do Natal. Natal, IHG, 1999.

DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens – Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

DURHAM, Eunice. A pesquisa antropológica com populações urbanas: problemas e perspectivas. In: Ruth Cardoso (org) A aventura antropológica, teoria e pesquisa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.

ECKERT, Cornélia e ROCHA, Ana Luiza C. Aventuras antropológicas nas cidades brasileiras: na trilha das trajetórias acadêmicas das antropólogas “urbanas” Eunice Durham e Ruth Cardoso. Sociabilidades Urbanas – Revista de Antropologia e Sociologia, v.1, n.3, p. 39-56, novembro de 2017. ISSN 2526-4702.

MAGNANI, José Guilherme Cantor; TORRES, Lilian Lucca (org). Na metrópole: textos de antropologia urbana. 3. ed. São Paulo: Edusp FAPESP, 2008. 318 p. ISBN: 9788531403569.

MAGNANI, José G. C. A rua e a evolução da sociabilidade; O lazer na cidade. Os urbanitas: revista digital de antropologia urbana, 0 (1). Ano 1. Outubro de 2003.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Etnografia como prática e experiência. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, v. 15, n. 32, Dec. 2009.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2002, vol.17, n.49, pp.11-29.

MENDONÇA, Francisco e DANNI-OLIVEIRA, Inês M. Climatologia noções básicas e climas no Brasil. São Paulo, Oficina de Textos, 2007

MILLER, Daniel. Teoria das compras. São Paulo: Nobel, 2002

PARK, Robert E. A cidade: sugestões para investigação do comportamento humano no meio urbano (1916) in: Velho, Gilberto (org) O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro, Zahar, 1967.

Outras referências

Conheça mais sobre o shopping. Natal Shopping. Disponível em: < https://www.natalshopping.com.br/card/Sobreoshopping >. Acesso em: 20 de junho de 2019.

PREFEITURA DO NATAL - SEMURB. Conheça melhor o seu bairro: Alecrim. Disponível em: < https://www.google.com/search?q=conhe%C3%A7a+melhor+seu+bairro+alecrim&oq=conhe%C3%A7a+melhor+seu+bairro+alecrim+&aqs=chrome..69i57j33.17018j0j9&client=ms-android-samsung-ga-rev1&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 >. Acesso em 1 de janeiro de 2020.

PREFEITURA DO NATAL - SEMURB. Conheça melhor o seu bairro: Cidade Alta. < https://www.google.com/search?client=ms-android-samsung-ga-rev1&sxsrf=ALeKk01PklNMHWq0NFGYAx6FhXjACpwt_g%3A1590977135456&ei=b2LUXqC5G5TF5OUPyo-PmAE&q=conhe%C3%A7a+melhor+seu+bairro+cidade+alta&oq=conhe%C3%A7a+melhor+seu+bairro+cidade+alta&gs_lcp=ChNtb2JpbGUtZ3dzLXdpei1zZXJwEAMyBQghEKABOgQIIxAnOgUIABDLAToGCAAQFhAeOgcIIRAKEKABOgQIIRAVULGbD1j_wQ9gqMcPaABwAHgCgAHBBIgBsymSAQwwLjEwLjMuMi4yLjKYAQCgAQE&sclient=mobile-gws-wiz-serp >. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

SILVA, A. P. da. Experiência das Compras: Um diálogo entre espaços comerciais de Natal e as compras femininas. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 21, n. 54, 2020. DOI: 10.22456/1984-1191.103762. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/103762. Acesso em: 16 abr. 2024.