Cidade em Disputa: Narrativas do passo dos negros em Pelotas, RS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.103701Palavras-chave:
Passo dos Negros, Cidade, Narrativas, ConflitoResumo
Este ensaio apresenta a região do Passo dos Negros, localizada em Pelotas – RS. A localidade representa um lugar de luta e resistência negra ao longo do tempo. Hoje trata-se de uma área em conflito, que está passando por um processo de especulação imobiliária e a comunidade corre risco de ser removida do local. Nas narrativas e na paisagem percebemos um Passo dos Negros onde habitam sujeitos que constroem "sua cidade", que fixam suas casas e espaços de pertencimento. A proposta é pensar a cidade fora de pretensões normativas.Downloads
Referências
AGIER, Michel. Do direito à cidade ao fazer-cidade: o Antropólogo, a margem e o centro. Revista Mana. Rio de Janeiro. vol.21 no.3 Dec. p. 483-498, 2015.
LEITE, Rogério P. A Exaustão das cidades: antienobrecimento e intervenções urbanas em cidades portuguesas e brasileiras. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo, Brasil, v.25 n.72, p. 73 - 88, fevereiro, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.