A Cultura na Trilha dos Guaianás - Uma Inspiração Etnofotográfica no Caminho do Ouro
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.101035Palavras-chave:
Caminho do Ouro, Trilha dos Guaianás, EtnofotografiaResumo
Resumo: Este ensaio fotográfico inspira-se na Etnofotografia proposta pelo arquiteto e fotógrafo italiano Sandro Spini. As fotos e o texto de abertura da chamada Trilha Guaianá, que compõe a chamada Estrada Real ou Caminho do Ouro. Percorrer Trilha Guaianá através de imagens permite explorar o imaginário das relações entre o passado e o presente das populações pré-colombianas e da colonização europeia e significa experimentar um percurso de ritmos e referências espaciais dissonantes com a experiência de vida moderna.
Palavras-chave: Caminho do Ouro. Trilha dos Guaianás. Etnofotografia
CULTURE IN THE TRAIL OF THE GUAIANÁS - AN ETNOPHOTOGRAPHICAL INSPIRATION IN THE "CAMINHO DO OURO"
Abstract: This photographic essay is inspired by the Etnophotography method proposed by the Italian architect and photographer Sandro Spini. The photos and the opening text address the Guaianá Trail, which makes up the "Estrada Real" (Royal Road) or “Caminho do Ouro" (Gold Way). Walking the Guaianá Trail through images allows to explore the imaginary of the relations between the past and the present of pre-Columbian populations and European colonization and means experiencing a journey of rhythms and spatial references that distune with the experience of modern life.
Keywords: Caminho do Ouro. Guaianá Trail. Etnophotography
Downloads
Referências
FUNARI, Pedro P. A.; PELEGRINI, Sandra de C. A. Patrimônio histórico e cultural. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. Rio de Janeiro: Rio Fundo Ed., 1992.
LUISI, Emidio. Entrevista. MUSEU DA IMAGEM E DO SOM / INSTITUTO ITALIANO DI CULTURA. Antropologia visual: a fotografia. São Paulo, 1982.
COMISSÃO PERMANENTE PRÓ SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL DE PARATY. Dossiê: O caminho do ouro em paraty e sua paisagem - a importância do reconhecimento de Paraty como Sítio do Patrimônio Mundial da UNESCO. Prefeitura Municipal de Paraty – Secretaria Executiva de Governo. Paraty / RJ, 11 de setembro de 2007.
RIBAS, Marcos C. A história do caminho do ouro em Paraty. Contest Produções Culturais – Paraty / RJ, 2003.
ROCHA, Ana Luiza C. da; ECKERT, Cornelia. Etnografia de rua: estudo de antropologia urbana. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
SILVA, Jardel S. – III SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLÍTICA - Universidade Federal do Rio de Janeiro - jardelsandy@gmail.com -
REVISTA GEONORTE, Edição Especial 3, V.7, N.1, p.782-797, 2013. (ISSN – 2237-1419).
SPINI, Sandro. Entrevista. MUSEU DA IMAGEM E DO SOM / INSTITUTO ITALIANO DI CULTURA. Antropologia visual: a fotografia. São Paulo, 1982.
TOLEDO, Gabriel. Entrevista. Paraty / RJ, 2018.
REFERÊNCIAS ONLINE:
http://www.institutoestradareal.com.br/estradareal - Instituto Estrada Real. Acesso em: 22/11/2019.
http://www.paratyonline.com/jornal/2012/02/confira-a-programacao-do-aniversario-de-paraty/ - Acesso em: 22/11/2019.
www.cepa.tur.br/comtursap/PDT%20Paraty.pdf - Plano Estratégico do Turismo de Paraty 2002 – SEBRAE/RJ. Acesso em: 12/02/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.