A Cultura na Trilha dos Guaianás - Uma Inspiração Etnofotográfica no Caminho do Ouro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.101035

Palavras-chave:

Caminho do Ouro, Trilha dos Guaianás, Etnofotografia

Resumo

Resumo: Este ensaio fotográfico inspira-se na Etnofotografia proposta pelo arquiteto e fotógrafo italiano Sandro Spini. As fotos e o texto de abertura da chamada Trilha Guaianá, que compõe a chamada Estrada Real ou Caminho do Ouro. Percorrer Trilha Guaianá através de imagens permite explorar o imaginário das relações entre o passado e o presente das populações pré-colombianas e da colonização europeia e significa experimentar um percurso de ritmos e referências espaciais dissonantes com a experiência de vida moderna.

Palavras-chave: Caminho do Ouro. Trilha dos Guaianás. Etnofotografia

 

CULTURE IN THE TRAIL OF THE GUAIANÁS - AN ETNOPHOTOGRAPHICAL INSPIRATION IN THE "CAMINHO DO OURO"

 

Abstract: This photographic essay is inspired by the Etnophotography method proposed by the Italian architect and photographer Sandro Spini. The photos and the opening text address the Guaianá Trail, which makes up the "Estrada Real" (Royal Road) or “Caminho do Ouro" (Gold Way). Walking the Guaianá Trail through images allows to explore the imaginary of the relations between the past and the present of pre-Columbian populations and European colonization and means experiencing a journey of rhythms and spatial references that distune with the experience of modern life.

Keywords: Caminho do Ouro. Guaianá Trail. Etnophotography

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Biografia do Autor

Paulo Fernando Pires da Silveira, Universidade La Salle

Paulo FERNANDO PIRES da Silveira, natural de Paraty / RJ, Fotógrafo Profissional desde 1984, Mestre em Educação (ULBRA Canoas), Especializado em Arte Contemporânea e em Criação (ULBRA Canoas) e Produção de Narrativas Multimídia: foto, vídeo e som (ESPM Sul), Graduado em Fotografia (ULBRA Canoas). Atualmente cursa o Doutorado em Memória Social e Bens Culturais, como aluno especial (UNILASALLE Canoas). Realizou vinte e uma exposições individuais (RS, SP e MS) e participou de nove coletivas: quatro em Porto Alegre, uma no Rio de Janeiro e uma no Musée Français de La Photographie - Bievres / France, que possui doze de suas obras no acervo da instituição. Desde 1998 ministra cursos e workshops de iluminação e produção fotográfica (SENAC, ESPM, ULBRA Canoas, UCS, ULBRA Torres e Câmera Viajante) e participou como palestrante e oficineiro em Eventos de Fotografia PUC RS, SENAC RS, UPF, UNISINOS, ESPM SUL, ULBRA Canoas, UCS, ULBRA Torres, FTSG, além de outros eventos ligados à fotografia no Rio Grande do Sul. Atualmente é docente no Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da ULBRA - Canoas, onde é responsável por seis disciplinas. Profissionalmente, realiza Ensaios e Retratos. E de forma autoral, dentro de dois conceitos que estuda, Etnofotografia e Fotografia Contemplativa, realiza Fotografias de Patrimônios e do Comportamento Humano dentro do contexto urbano no Brasil, Itália, França e Portugal. Um eterno aprendiz!

Referências

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

DA SILVEIRA, P. F. P. A Cultura na Trilha dos Guaianás - Uma Inspiração Etnofotográfica no Caminho do Ouro. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 21, n. 55, 2020. DOI: 10.22456/1984-1191.101035. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/101035. Acesso em: 28 mar. 2024.