Do Campo às Pranchas: Experimentação de montagem com fotografias vernaculares
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.100403Palavras-chave:
Álbuns familiares, Memória, Narrativa, Montagem, Aby WarburgResumo
Resumo: Este artigo busca fazer dialogar parte da minha pesquisa de Iniciação Científica, especificamente a discussão sobre fotografias vernaculares e álbuns familiares, com a reflexão teórica trabalhada na disciplina “Arquivo, Imagem e Antropologia” (IFCH-Unicamp), ministrada por Fabiana Bruno no segundo semestre de 2019, assim como discorrer sobre a realização de uma experimentação com montagem proposta pela professora, buscando refletir em torno da potência, da produção de conhecimento e do pensamento por imagens. Para tanto, inspirada no Atlas Mnemosyne de Aby Warburg e nos debates realizados por alguns de seus estudiosos, executei a montagem de uma prancha com imagens produzidas durante minha pesquisa de campo em General Salgado-SP. Fotografias das fotografias de álbuns foram feitas por mim, enquanto eram percorridas pelo olhar e pela fala da interlocutora e a partir do processo de montagem e da noção de intervalo foi possível perceber as relações estabelecidas entre as imagens, bem como a presença de uma memória não linear quando visualizadas na prancha.
Palavras-chave: Álbuns familiares, Montagem, Aby Warburg
FROM FIELD RESEARCH TO THE PLATE: MONTAGE EXPERIMENT WITH VERNACULAR PHOTOGRAPHS.
Abstract: This article searches for dialoguing part of my scientific initiation research, in particular discussions about vernacular photos and family albums, with theories approached at the course “Archive, Image and Anthropology” (IFCH-Unicamp), taught by Fabiana Bruno in the second half of 2019, as well as discourse about a montage experiment proposed by the teacher, searching for reflecting on the power, the production of knowledge and thinking through images. Therefore, inspired by Aby Warburg’s Atlas Mnemosyne and the discussion of some of his schoolars, I made the montage of a plate with images produced during my field research at General Salgado-SP: photographies of photographies from albums, tooken by me while they were visited by the interlocutor’s eyes and speech. From the montage process and the notion of interval, it was easier to perceive the relationships between images in comparative, as well as the presence of a non-linear memory when viewed on the plate.
Keywords: Family albums. Montage. Aby Warburg
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