Pelos caminhos da cidade: Experiências de paisagens da Amazônia urbana em videoclipes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.100172Keywords:
Amazônia, Ruas, Videoclipe, Experiência.Abstract
Resumo: A Amazônia figura no imaginário coletivo como disparadora de conexões simbólicas bem demarcadas, relacionadas a rios, florestas, dentre outros traços herdados de períodos coloniais que ainda se perpetuam entre pessoas e mídias. A arte é um dos meios possíveis de transmissão de percepções e imagens. Neste aspecto, o videoclipe, enquanto gênero audiovisual, permite uma ampla liberdade criativa que pode ir desde a ficção até o documentário. A partir de vídeos musicais também é possível entrever não apenas o histórico de indivíduos, mas as interações possíveis em sociedade, seus contextos, vivendo e gerando novas experiências para quem convive nos espaços filmados, os registra e quem os assiste. Filmar a urbanidade amazônida é, então, um modo de construir e/ou reproduzir percepções sobre o espaço em que se convive. Por isso, a partir do diálogo com diretores, músicos e transeuntes, pretendo, neste artigo, entender quais os caminhos que apresentam a Belém contemporânea nas telas.
Palavras-chave: Amazônia. Ruas. Videoclipe. Experiência
THROUGH THE CITY:
LANDSCAPES’ EXPERIENCES OF URBAN AMAZON SIGHTS
IN MUSIC VIDEO
Abstract: Amazon is part of the collective imagination as a key for well-defined symbolic chains, related to rivers, forests and other traits inherited from colonialism that still continues between people and media. Art is one of the means that transmits perceptions and images. About this, video clip, as an audiovisual genre, allows an ample creative freedom which can range from fiction to documentary. From musical videos it is possible to perceive not only the history of individuals, but also the interactions in society, their contexts, living and generating new experiences for those who live in the filmed spaces, the recorders and who watches them. Filming the Amazonian urbanity is, then, a way of constructing and/or reproducing perceptions about the space in which you live. Therefore, from a dialogue with directors, musicians and passers-by, I intend, in this article, to understand which are the paths that show contemporary Belém on the screens.
Keywords: Amazon. Streets. Music Video. Experience
Downloads
References
ABRÃAO, L. Entrevista [03 dez. 2018]. Entrevista concedida à autora.
AMARANTOS, Gaby. Entrevista [05 out. 2018]. Entrevista concedida à autora.
AUGUSTO, Leonardo. Entrevista [21 ago. 2018]. Entrevista concedida à autora.
BARTH, Friederic. O Guru, o Iniciador e Outras Variações Antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa. 243p. 2000.
BHABHA, Hommi. O Terceiro Espaço - uma entrevista com Homi Bhabha (Jonathan Rutherford). Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 24: 34-41. 1996.
BOAS, Franz. Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Zahar. 109p. 2004.
BRUNER, Edward. 1986. Ethnography as narrative In: Turner, V.; Brunner, E. (eds.) The anthropology of experience, University of Illinois Press, 139-158.
BRASIL, Priscilla. Entrevista [11 out. 2018]. Entrevista concedida à autora.
BURNETT, Henry. Entrevista [03 out. 2018]. Entrevista concedida à autora.
CHEIROSINHA, Beth. Entrevista [21 ago. 2018]. Entrevista concedida à autora.
Devorados. Madame Saatan. Direção Priscilla Brasil, 2007.
COSTA, S. Desprovincializando a sociologia: a contribuição pós-colonial. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 60 (21): 117-134. 2006.
COSTA, Vânia. M. T. ‘À sombra da floresta’: os sujeitos amazônicos entre estereótipo, invisibilidade e colonialidade no telejornalismo da Rede Globo. Tese de Doutorado. Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. 2011.
Cruz, M. Entrevista [26 jan. 2019]. Entrevista concedida à autora.
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia de rua: estudo de antropologia urbana. RUA, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 101-127, out. 2015. ISSN 2179-9911. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640752/8292>. Acesso em: 31 out. 2018.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2003.
JACOB, E. Um Lugar Para Ser Visto: A Direção de Arte e a Construção da Paisagem no Cinema. Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Comunicação, Imagem e Informação, Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2006.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder; SOARES, Thiago. O videoclipe como extensão da canção: apontamentos para análise. Revista Galáxia, n. 15, p. 91-108, jun. 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/50361616_O_videoclipe_como_extenso_da_cano_apontamentos_para_anlise_The_videoclip_as_an_extension_of_music_Points_for_analysis>. Acesso em 30 out. 2018.
JODELET, Denise. Les représentations sociales. Paris cedex 14, France: Presses Universitaires de France. 2003.
KANASHIRO, Milton. Entrevista [26 ago. 2018]. Entrevista concedida à autora.
LIMA, Lucas. Entrevista [19 nov. 2018]. Entrevista concedida à autora.
Live In Jurunas. Gaby Amarantos. Direção: Priscilla Brasil e Vincent Moon, 2011.
Lobato, D. Entrevista [01 nov. 2018]. Entrevista concedida à autora.
Lopes, I. Entrevista [06 ago. 2018]. Entrevista concedida à autora.
Maderito. Entrevista [11 ago. 2018]. Entrevista concedida à autora.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2002, vol.17, n.49, pp.11-29. ISSN 0102-6909. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092002000200002>. Acesso em: 18 out.2018.
______. O Circuito: proposta de delimitação da categoria. Ponto Urbe [Online], 15 | 2014. Disponível em <http://journals.openedition.org/pontourbe/2041> Acesso em 21 out 2018.
MATOS, Carolina. Entrevista [12 out. 2018]. Entrevista concedida à autora.
MARCUS, G. Identidades Passadas, Presentes e Emergentes: requisitos para etnografias sobre a modernidade no final do século XX ao nível mundial. Revista de Antropologia 34: 197-221. 1991.
MIGNOLO, W. A colonialidade de cabo a rabo – O hemisfério ocidental no horizonte conceitual da Modernidade. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO. 2005.
MIRANDA, Paula. Entrevista [17 nov. 2018]. Entrevista concedida à autora.
NASCIMENTO, Lucas. Entrevista [01 nov. 2018]. Entrevista concedida à autora.
No Meio do Pitiú. Dona Onete. Direção: Leonardo Augusto, 2016.
OLIVEIRA, Relivaldo. P. Antropologia e Filosofia: experiência e estética no cinema e na literatura da Amazônia. Belém: Ed. UFPa. 214p. 2011.
ONETE, Dona. Entrevista [22 nov. 2018]. Entrevista concedida à autora.
Oswald Canibal. Henry Burnett. Direção: Rodolfo Pereira, 2014.
PACHECO, Agenor S. Cartografia do trabalho na cidade-floresta. Muiraquitã, PPGLI-UFAC, v.2, n.1, Jul/Dez, 2013. Disponível em: <http://revistas.ufac.br/revista/index.php/mui/article/download/687/360> Acesso em 26 ago 2018.
PAES, Roger. Entrevista [04 dez. 2018]. Entrevista concedida à autora.
PEREIRA, Rodolfo. Entrevista [25 jan. 2018]. Entrevista concedida à autora.
PIMENTEL, M. Entrevista [06 ago. 2018]. Entrevista concedida à autora.
ROGIN, Michael. Blackface, White Noise. Califórnia, EUA: University of California. 336p. 1996.
SAMMLIZ. Entrevista [27 nov. 2018]. Entrevista concedida à autora.
SCOTT, Joan. Experience. In: Judith Butler and Joan Scott (eds.) Feminists Theorize the Political. New York: Routledge. pp. 22-40. 1992.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo. Cosac Naifi. 536p. 2006
SILVA, S. Entrevista [28 nov. 2018]. Entrevista concedida à autora.
SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. A paisagem como fenômeno complexo, reflexões sobre um tema interdisciplinar. In: SILVEIRA, F.L.A. da; CANCELA, C.D.. (Org.). Paisagem e cultura: dinâmicas do patrimônio e da memória na atualidade. 1ed. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2009, v.1, p. 71-83.
SOARES, T. Por uma metodologia de análise mediática dos videoclipes: Contribuições da Semiótica da Canção e dos Estudos Culturais. UNIrevista 1(3): 1-11. 2006. Disponível em <http://www.midiaemusica.ufba.br/arquivos/artigos/SOARES1.pdf> Acesso em 28 mai. 2017.
______. Videoclipe: o elogio da desarmonia. 2012. Disponível em <http://www.insite.pro.br/elivre/clip_thiago_pc.pdf > Acesso em 01 jul. 2017.
SOBRINHO, Neide. Entrevista [01 out. 2018]. Entrevista concedida à autora.
SORÓ. Entrevista [21 ago. 2018]. Entrevista concedida à autora.
SOUSA, A. C. Arqueologia da paisagem e a potencialidade interpretativa dos espaços sociais. In Habitus 3 (2): 291-300. 2005.
STRAW, Will. Scenes and Sensibilities, 2006.
TADEU, M. A linguagem do videoclipe – Entrevista com Guilherme Bryan. Disponível em <http://revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-entrevistas/a-linguagem-do-videoclipe> Acesso em 25 jun. 2016. 2009.
Vela. Madame Saatan. Direção: Priscilla Brasil, 2009
Velocidade do Eletro. Gang do Eletro. Direção: Carol Matos e Brunno Regis, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.