Antropologia da Imagem e Antropologia da Ciência e da Tecnologia: Uma reflexão atravessada pelas grafias
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.100078Keywords:
grafias, antropologia da imagem, antropologia da ciência e da tecnologiaAbstract
Resumo: Este texto propõe examinar a capacidade das grafias em trespassar distintos domínios da produção antropológica. Em particular, interessa explicitar algumas das conexões e tensões entre os domínios da antropologia das imagens e da antropologia da ciência e da tecnologia por meio de grafias. Tal noção tem sido freqüentemente assemelhada a de inscrição – desenhos, escritas, imagens fílmicas e fotográficas, obras de arte – mas também pode indicar as coisas e seus rastros. O artigo percorre três articulações conhecidas, mas exemplares: entre texto e imagem; entre arte e tecnologia; entre conhecimento científico e saber tradicional, as quais enfatizam o potencial das grafias em nutrir o pensar e o fazer antropológico.
Palavras-Chave: grafias. Antropologia da imagem. Antropologia da ciência e da tecnologia
ANTROPOLOGY OF IMAGES AND ANTROPOLOGY OF SCIENCE AND TECHNOLOGY: A REFLECTION TRANSPASSED BY GRAPHISMS
Abstract: This paper proposes to explore the capacity of graphy/graphism to crossing different areas of anthropological production. In particular, the paper approaches some of the connections and tensions between the domains of the anthropology of images and the anthropology of science and technology through graphisms. This notion has often been associated to that of inscription - drawings, writings, film and photographic images, works of art - but it can also indicate things and their trails. The paper runs through three well known but exemplary articulations: between text and image; between art and technology; between scientific and traditional knowledge, which emphasize the potential of graphisms in nurturing the anthropological endeavour.
Keywords: graphy/graphism. Anthropology of image. Anthropology of science and technology.
Downloads
References
BATESON, Gregory. Steps to an Ecology of Mind. University of Chicago Press, 1972
______. Mind and Nature: A Necessary Unity. Hampton Press [1979], 2002
______. Naven: a survey of the problems suggested by a composite picture of the culture of a New Guinea tribe drawn from three points of view. Stanford Press [1936], 1958
BOAS, Franz. Primitive art. Mauad Editora, [1927] 1955
BRUNO, Fabiana. Potências da experimentação das grafias no fazer antropológico: imagens, palavras e montagens. Tessituras: revista de Antropologia e Arqueologia. v. 7, p. 198-212, 2019.
CALLON, Michel, LAW, John; RIP, Arie (orgs). Mapping the dynamics of science and technology. The MacMillan Press Ltd, London, 1986.
CESARINO, Pedro. Conflitos de Pressupostos na antropologia da arte: Relações entre pessoas, coisas e imagens. RBCS Vol. 32 n° 93, 2017.
CLIFFORD, James; MARCUS, George. A Escrita da Cultura. Poética e Política da Etnografia. RJ: Editora UERJ, 2016
CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998. 320p.
DE LA CADENA, Marisol et al. Anthropology and STS: Generative interfaces, multiple locations. Hau: Journal of Ethnographic theory 5 (1): 437–475, 2015
DESCOLA, Philippe. Par-delà nature et culture. Paris, Gallimard, 2005
GELL, Alfred. Art and Agency: An Anthropological Theory. Oxford: Clarendon, 1998
______. The technology of enchantment and the enchantment of technology. In: Coote, J.; Shelton, A. (Eds.). Anthropology, art and aesthetics. Oxford: The Clarendon Press, pp. 40-67, 1992.
GOLDSTEIN, Ilana. Reflexões sobre a arte "primitiva": o caso do Musée Branly. Horiz. antropol. vol.14 no.29 Porto Alegre Jan./June, 2008.
HARAWAY, Donna, TSING, Anna; BUBANDT, Nils . Anthropologists Are Talking – About the Anthropocene, Ethnos, 2015
HOLBRAAD, Martin. Ontography and Alterity Defining Anthropological Truth. Social Analysis The International Journal of Anthropology, p. 80-93, 2009.
INGOLD, Tim. Beyond art and technology: the anthropology of skill. In M. B. Schiffer (Ed.). Anthropological perspectives on technology (pp. 17-31). University of New Mexico Press, Albuquerque. 2001
______. Surface Visions. Theory, Culture & Society 0(0) 1–10, 2017
______. Surfaces textures: The ground and the Page. In Earth-Writing: Literature and Geography, special issue of Philological Quarterly, edited by Philipp Erchinger. 2018
KOFES, Suely; MANICA, Daniela. Vida & Grafias. Unesp Editora, 2015
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. Palavras de um xamã Yanomami. Companhia das Letras, 2015.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaios de antropologia simétrica. Editora 34, 1994.
______. Reassembling the Social. An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford University Press, 2005.
______; WOOLGAR, Steve. A Vida de Laboratório: A produção dos fatos científicos. RJ: Relume-dumará, 1997.
______; SZTUTMAN, Renato; MARRAS, Stélio. Por uma antropologia do centro. Mana vol.10 no.2 Rio de Janeiro Oct. 2004.
LEMONNIER, Pierre. Technological Choices: Transformations in Material Cultures since the Neolithic. Routledge, 2002.
LEROI-GOURHAN, André. L’homme et la nature. In: Encyclopédie française. VII L’espèce humaine. Section A: Formes élémentaires de l’activité humaine. Paris: Comité de l’Encyclopédie Française. pp. 10-3 à 10-16 et 12-1 à 12-4, [1936], 1993.
______. Milieu et technique. Paris: Albin Michel. 1993.
MALINOWSKI, Bronislaw. Argonauts of the Western Pacific. Routledge, [1927] 2014.
MOL, Annemarie. The Body Multiple: Ontology in Medical Practice. Duke University Press Books, 2003.
______. Ontological politics. A word and some questions. The Sociological
Review, 2014
NOVAES, Sylvia Caiuby. Imagem, magia e imaginação: desafios ao texto antropológico. Mana, vol.14, no.2 Rio de Janeiro Oct. 2008
SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
SANTOS-GRANERO, Fernando. The Occult Life of Things: Native Amazonian Theories of Materiality and Personhood. University of Arizona Press, 2013.
SEVERI, Carlo. L'objet-personne : Une anthropologie de la croyance visuelle. Aesthetica, 2017.
STENGERS, Isabelle. Au temps des catastrophes. Résister à la barbarie qui vient. La Découverte, 2009.
______. La proposition cosmopolitique. In Jacques Lolive et Olivier Soubeyran , L'emergence des cosmopolitiques. La Decouverte, 2007.
STRATHERN, Marilyn. Learning to See in Melanesia: Four Lectures Given in the Department of Social Anthropology, Cambridge University, 1993-2008. Hau Books, 2015.
______. The nice thing about culture is that everyone has it. In: Shifting Contexts Edited By Marilyn Strathern. Taylor & Francis, 2012.
VELHO, Otávio. De Bateson a Ingold: Passos na constituição de um paradigma ecológico. Mana, vol.7, n.2 , pp.133-140, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.