PRORROGAÇÃO: v. 26 n. 70 (2025): Antropologia audiovisual com fotografias e filmes: da película ao digital
Este dossiê, intitulado “Antropologia audiovisual com fotografias e filmes: da película ao digital”, é fruto do grupo de trabalho homônimo por nós organizado na 34a Reunião Brasileira de Antropologia, realizada em meados de 2024, em Belo Horizonte, MG. Aqui, levamos em conta o fato de que a fotografia, os registros sonoros, o cinema e o vídeo acompanham a Antropologia desde o momento de seus respectivos surgimentos, inicialmente como formas simples de registro, atestados do real, passando a ser considerados como formas de expressão que constituem, cada vez mais, parte significativa dos processos de pesquisa, ao invés de meros recursos ilustrativos, adereços e anexos, ganhando estatuto de objetos e componentes metodológicos e epistemológicos fundamentais na produção do conhecimento antropológico. Partindo dessa perspectiva, este dossiê irá acolher trabalhos que reflitam sobre as potencialidades da fotografia, dos registros sonoros, do cinema e do vídeo nas produções etnográficas/antropológicas.
Nossa proposta, portanto, é reunir contribuições de pesquisadoras/es que promovam debates que orbitem em torno da centralidade dessas linguagens, enfatizando sua importância na aproximação com o campo de pesquisa, seu potencial metodológico, seu lugar expressivo como instrumento de interlocução, sua mobilização como recurso didático em processos de ensino-aprendizagem, os múltiplos tensionamentos acerca das figurações entre representações e “realidades”, as possíveis relações com a linguagem escrita, a composição e circulação de acervos e coleções, a restituição de acervos e narrativas a grupos e comunidades, entre outros aspectos - levando-se em consideração as múltiplas materialidades das imagens e seus diferentes suportes, sejam elas originalmente analógicas ou digitais.
Além disso, buscamos estimular discussões sobre as múltiplas potencialidades narrativas acionadas nos atos de registrar, descrever, imaginar e compartilhar pesquisas com e por imagens, sejam elas provenientes de acervos, produzidas pelos/as pesquisadores/as, feitas dialogicamente com nossos/as interlocutores/as ou, ainda, narrativas imagéticas que percorrem diferentes circuitos, atravessando e produzindo formas de pensamento e construção de sentidos. O intuito, ainda, é o de estimular o diálogo com outras especializações da Antropologia e áreas afins que focam em temas diversos como arte, socialidade, religião, técnica, corporeidade, questões urbanas, de gênero, trabalho e outros, a partir da presença da imagem como elemento central na construção do conhecimento antropológico.
PRORROGAÇÃO: O prazo de envio é até 17 Fevereiro 2025.
Organizadores:
• Dr. Alexsânder Nakaóka Elias (Departamento de Cinema e Audiovisual (Unimontes) e NIISA/Unimontes) - alexdefabri@gmail.com
• Dr. Olavo Ramalho Marques (PGDREDES/UFRGS) - olavoramalhomarques@gmail.com
Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores disponíveis em: http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions e submetidos também nessa página, através do botão "Enviar Submissão", localizado no canto direito da tela. Atenção para as diretrizes de formatação.
Além do envio online, as colaborações devem ser enviadas para a Revista Iluminuras <iluminuras@ufrgs.br> e para o e-mail dos organizadores:
• Dr. Alexsânder Nakaóka Elias - alexdefabri@gmail.com
• Dr. Olavo Ramalho Marques - olavoramalhomarques@gmail.com
Importante: É requerido que todas as submissões incluam o id ORCID (https://orcid.org) para cada um dos autores e coautores, tanto para os artigos como para as categorias de fluxo contínuo.