Perfil clínico e complicações em pacientes pronados - Uma coorte de um hospital universitário

Autores

  • Dulce Ines Welter Unidade de Tratamento Intensivo, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Danusa Cassiana Rigo Batista Unidade de Tratamento Intensivo, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Miriane Melo Silveira Moretti Unidade de Tratamento Intensivo, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Daniele Martins Piekala Serviço de Fisioterapia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Vanessa Martins de Oliveira Serviço de Medicina Intensiva, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Decúbito ventral, posicionamento do paciente, unidade de terapia intensiva, lesão por pressão, enfermagem de cuidados críticos

Resumo

Objetivo: Verificar a incidência de lesões por pressão (LP) e eventos adversos graves em pacientes submetidos à posição prona. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo realizado entre 2015 a 2017 no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um Hospital Universitário de Porto Alegre. Os dados foram coletados no prontuário eletrônico por meio de um questionário estruturado e analisados através de estatística descritiva e analítica. Resultados: Foram avaliados 37 pacientes. A incidência de LP após prona foi 8 (21,6%). A ocorrência de eventos adversos durante posicionamento em prona foi 1 (2,7%), durante alternância da posição nadador foram 3 (8%) e nenhum no retorno à posição supina. Conclusões: A incidência de eventos adversos graves e de LP é menor comparados aos outros estudos. A hipótese é que o uso de coxins para o posicionamento, cuidados de enfermagem padronizados, aplicação do checklist e treinamento da equipe são responsáveis para esse resultado.

Palavras-chave: Decúbito ventral; posicionamento do paciente; unidade de terapia intensiva; lesão por pressão; enfermagem de cuidados críticos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

1.
Welter DI, Batista DCR, Moretti MMS, Piekala DM, de Oliveira VM. Perfil clínico e complicações em pacientes pronados - Uma coorte de um hospital universitário. Clin Biomed Res [Internet]. 25º de março de 2020 [citado 29º de novembro de 2022];39(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/96420

Edição

Seção

Artigos Originais