Apendicectomia Laparoscópica Versus Aberta: análise retrospectiva

Autores

  • Daniel Navarini Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)
  • André Alves Valiati Santa Casa de Porto Alegre
  • Rodrigo Righetto Rodrigues UFRGS - HCPA
  • Lucas Nicoloso Aita UFRGS - HCPA
  • Alceu Migliavaca HCPA
  • José Ricardo Guimarães HCPA

Palavras-chave:

Apendicite Aguda, Apendicectomia Laparoscópica, Apendicectomia Convencional

Resumo

Introdução: As técnicas de apendicectomia convencional (aberta) e videolaparoscópica (VLP) vêm sendo amplamente estudadas com o objetivo de definir uma técnica padrão-ouro. No entanto, os estudos até hoje realizados não foram capazes de uniformizar a indicação cirúrgica mais adequada.

Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a casuística do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e comparar os resultados de apendicectomias obtidos através da técnica convencional com aqueles encontrados através do uso da videolaparoscopia.

Métodos: Estudo descritivo de uma coorte histórica de 348 pacientes maiores de 12 anos submetidos à apendicectomia no HCPA no período de 01/01/2004 a 31/12/2005.

Resultados: O tempo cirúrgico, tempo de internação hospitalar e taxa de abscesso intra-abdominal não apresentam diferença estatisticamente significativa. A técnica VLP foi superior à convencional quando comparada a taxas de infecção de ferida operatória (p < 0,001). A videolaparoscopia foi mais indicada em mulheres e mais realizada por profissionais com maior experiência (p < 0,001).

Conclusão: A cirurgia aberta mostrou significativas desvantagens em comparação à videolaparoscopia, como uma maior taxa de infecção em ferida posoperatória. Entretanto, ainda são necessários estudos prospectivos complementares para melhor comparar as duas técnicas. Portanto, a definição da técnica cirúrgica deve ser baseada principalmente na experiência do cirurgião e nas características clínicas de cada paciente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Navarini, Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)

Cirurgião geral e Cirurgião do Aparelho Digestivo do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) - Passo Fundo/RS.

André Alves Valiati, Santa Casa de Porto Alegre

Médico Cirurgiao Geral do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Médico Residente em Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Porto Alegre.

Rodrigo Righetto Rodrigues, UFRGS - HCPA

Acadêmico da Faculdade de Medicina da UFRGS.

Lucas Nicoloso Aita, UFRGS - HCPA

Acadêmico da Faculdade de Medicina da UFRGS e bolsista da FAPERGS.

Alceu Migliavaca, HCPA

Professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRGS.

José Ricardo Guimarães, HCPA

Médico contratado e preceptor do Serviço de Cirurgia Geral do HCPA.

Downloads

Publicado

2009-09-03

Como Citar

1.
Navarini D, Valiati AA, Rodrigues RR, Aita LN, Migliavaca A, Guimarães JR. Apendicectomia Laparoscópica Versus Aberta: análise retrospectiva. Clin Biomed Res [Internet]. 3º de setembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];29(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/8692

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3