Correlação entre a concentração sérica de interleucina-6 (IL-6) e biomarcadores de resistência insulínica em adultos jovens obesos
Palavras-chave:
Cytokine, obesity, diabetes, insulinResumo
Introdução: O tecido adiposo é um importante órgão endócrino secretor de adipocinas como a interleucina-6 (IL-6), que estimula a produção de proteínas de fase aguda no fígado, conduzindo a um estado inflamatório subclínico associado ao surgimento de comorbidades presentes na obesidade, como a resistência à insulina (RI). O objetivo deste estudo foi avaliar a concentração de IL-6 em jovens obesos, com sobrepeso e de peso normal, correlacionando as concentrações dessa citocina com biomarcadores de RI.
Métodos: Foi conduzido um estudo transversal que envolveu 149 indivíduos: 54 saudáveis (32 mulheres e 22 homens), 27 com sobrepeso (17 mulheres e 10 homens) e 68 obesos (41 mulheres e 27 homens). As medidas antropométricas e as concentrações de IL-6, insulina, hemoglobina glicada e glicose foram determinadas, assim como os cálculos do Modelo de Avaliação da Homeostase (HOMA) e da sensibilidade insulínica (SI).
Resultados: Pacientes obesos mostraram níveis de IL-6, glicose, insulina e HOMA significativamente superiores e redução da SI quando comparados com pacientes de peso normal. Correlações positivas foram observadas entre IL-6, glicose, insulina e HOMA.
Conclusão: Este estudo sugere que a IL-6 pode ter um papel-chave no desenvolvimento da RI em obesos e que o aumento de sua produção pode contribuir para a inflamação do tecido adiposo e interferir significativamente na atividade da insulina. Embora mais estudos clínicos sejam necessários para elucidar os reais mecanismos de interferência da IL-6 sobre a SI, sugere-se que essa citocina poderá ser, no futuro, uma determinação importante para avaliar e monitorar a RI em obesos jovens.
Palavras-chave: Citocina; obesidade; diabetes; insulina
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).