Fluxo sangüineo muscular na insuficiência cardíaca: interação entre fatores centrais e locais

Autores

  • Bruno Tesini Roseguini Serviço de Cardiologia, Laboratório de Fisiopatologia do Exercício, Hospital de
  • Gaspar Rogério Chiappa Serviço de Cardiologia, Laboratório de Fisiopatologia do Exercício, Hospital de
  • Jorge Pinto Ribeiro Serviço de Cardiologia, Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina, Laborat

Palavras-chave:

Cardiologia

Resumo

A intolerância ao exercício é uma característica marcante da Insuficiência cardíaca. Diversos mecanismos, como anormalidades no metabolismo muscular, no consumo de oxigênio do músculo e principalmente no fluxo sanguíneo muscular tem sido documentado em pacientes com Insuficiência Cardíaca. Contudo, a relação entre a tolerância ao exercício e perfusão muscular no exercício é ainda controversa neste estado. Diversos mecanismos têm sido propostos na participação da regulação da hiperemia relacionada ao exercício, incluindo os mecanismos neural, endotelial e a bomba muscular. O propósito desta revisão é apresentar as evidências experimentais e clínicas com relação ao controle da perfusão muscular no exercício na insuficiência cardíaca. Existe um consenso geral de que a insuficiência cardíaca crônica está associada à vasoconstrição periférica e à marcante elevação da atividade do sistema nervoso autônomo simpático. Evidências recentes sugerem ainda que a modulação inadequada da atividade vasoconstritora simpática, a disfunção endotelial e os mecanismos anormais de controle da bomba muscular podem ser responsáveis pela resposta vasodilatadora inadequada ao exercício nestes pacientes. Contudo, a interação entre os mecanismos de controle do fluxo sanguíneo muscular no exercício e principalmente como esses mecanismos afetam a tolerância ao exercício na insuficiência cardíaca ainda precisam ser melhor investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Tesini Roseguini, Serviço de Cardiologia, Laboratório de Fisiopatologia do Exercício, Hospital de

Fisioterapia, Universidade de Londrina - PR. Mestrado em Ciências Cardiovasculares e Cardiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS.

Gaspar Rogério Chiappa, Serviço de Cardiologia, Laboratório de Fisiopatologia do Exercício, Hospital de

Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria - RS. Mestrado em Ciências Cardiovasculares e Cardiologia, Doutorando em Ciências Cardiovasculares e Cardiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS.

Jorge Pinto Ribeiro, Serviço de Cardiologia, Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina, Laborat

Livre-Docente, Universidade de São Paulo - SP. Chefe da Unidade dos Métodos Não-Invasivos, Serviço de Cardiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS.

Downloads

Publicado

2007-06-05

Como Citar

1.
Roseguini BT, Chiappa GR, Ribeiro JP. Fluxo sangüineo muscular na insuficiência cardíaca: interação entre fatores centrais e locais. Clin Biomed Res [Internet]. 5º de junho de 2007 [citado 18º de abril de 2024];27(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/459

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.