Cardiomiopatia de Takotsubo: Relato de Caso

Autores

  • Eric Guimarães Machado Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra - RJ
  • Ana Gabriela Menezes de Jesus Torres Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra – RJ
  • Tiago de Souza Lopes Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra – RJ
  • Léo Guimarães Soares Doutorando Odontologia - UERJ
  • Gabriel Porto Soares Professor de Cardiologia do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra – RJ
  • Paulo Sérgio Lopes Soares Professor de Cardiologia do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra – RJ

Palavras-chave:

cardiomiopatia de Takotsubo, dor no peito, síndrome coronariana aguda

Resumo

Introdução: A cardiomiopatia de Takotsubo é uma doença cardiovascular com quadro clínico semelhante ao infarto agudo do miocárdio, porém com coronárias normais na cineangiocoronariografia.

Caso Clínico: Mulher de 73 anos de idade, com manifestações clínicas de infarto agudo do miocárdio e alterações compatíveis com esta doença em exames complementares, porém sem obstrução na cineangiocoronariografia e com balonamento apical do ventrículo esquerdo na ventriculografia esquerda, corroborando com o diagnóstico de Cardiomiopatia de Takostubo. Neste caso, a paciente foi tratada com beta bloqueador, nitrato e antiagregante plaquetário. Sua evolução foi satisfatória, com o desaparecimento da dor torácica, sem sinais de insuficiência cardíaca e com restauração da função ventricular.

Conclusão: O tratamento de suporte hemodinâmico instituído foi eficaz neste caso. Ressalta-se, com este trabalho e com a revisão de literatura, a importância desta doença, tanto no diagnóstico quanto no tratamento dessa enfermidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-02-04

Como Citar

1.
Machado EG, Torres AGM de J, Lopes T de S, Soares LG, Soares GP, Soares PSL. Cardiomiopatia de Takotsubo: Relato de Caso. Clin Biomed Res [Internet]. 4º de fevereiro de 2013 [citado 29º de novembro de 2022];32(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/29429

Edição

Seção

Relatos de Casos