Avaliação Nutricional, Consumo Alimentar e Risco para Doenças Cardiovasculares de Crianças Praticantes de Natação

Fernanda Donner Alves, Marina Carvalho Berbigier, Rosemary de Oliveira Petkowicz

Abstract


Introdução: As doenças cardiovasculares (DCV) destacam-se, nos dias atuais, como a mais frequente causa de mortalidade, inclusive na infância. Dentre os fatores de risco para DCV estão o alto consumo de gorduras saturadas, trans, colesterol, como também o excesso de peso e gordura corporal.

Objetivo: avaliar o estado nutricional e consumo alimentar de crianças praticantes de natação de um clube esportivo.

Métodos: A avaliação nutricional foi realizada por meio de antropometria, utilizando-se: peso, estatura, dobra cutânea triciptal (DCT), subescapular (DCSE), circunferência abdominal (CA) e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). O percentual de gordura corporal (%GC) foi determinado através da soma da DCT e da DCSE. Para avaliar o consumo alimentar utilizou-se o Questionário Simplificado para Avaliação de Risco Cardiovascular (QRC) que identifica a frequência de consumo de 9 alimentos ricos em gorduras.

Resultados: Foram avaliadas 204 crianças, 59% do sexo masculino, com média de idade de 8±2 anos. Quando classificados, 30,4% apresentavam-se com excesso de peso de acordo com o IMC, 26% tinham CA aumentada e 41% apresentaram alto consumo de alimentos que aumentam o risco cardiovascular. De acordo com a classificação do %GC, 11% foram classificados como muito alto para a idade, com diferença significativa entre os sexos (P<0,05), sendo que o sexo feminino teve maior número de crianças classificadas como muito alto.

Conclusão: Embora pratiquem atividade física regular, as crianças estudadas apresentaram alta prevalência de excesso de peso e alto consumo de alimentos que aumentam o risco cardiovascular.

 


Keywords


Avaliação nutricional; pediatria; doenças cardiovasculares; obesidade



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:

  

 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.