ESTUDO DE CUSTOS COMPARANDO DOIS MÉTODOS DE ADMINISTRAR O AEROSSOL BRONCODILATADOR NO TRATAMENTO DA ASMA AGUDA NA SALA DE EMERGÊNCIA

NEBULIZAÇÃO INTERMITENTE COM FLUXO DE AR COMPRIMIDO VERSUS SPRAY ACOPLADO A ESPAÇADOR VALVULADO

Autores

  • Eduardo Franciscatto
  • Suzie Kang
  • Deise Marcela Piovesan
  • Cassiano Innocente
  • Daniel Krost
  • Cristine Hoffmann
  • Andréia K. Fernandes
  • Felipe Mallmann
  • Paulo de T. R. Dalcin

Palavras-chave:

Estudo de custo, medicina de emergência, tratamento da asma aguda, espaçador, nebulizador

Resumo

Objetivo: A administração de broncodilatadores através de dispositivo com aerossol dosimetrado (spray) ou através de nebulizador é equivalente em eficácia no tratamento da asma aguda. Alguns estudos sugerem que o spray tem um custo menor. A escolha do método de administração do aerossol depende de considerações sobre o custo. O objetivo deste estudo é comparar os custos entre nebulização intermitente com fluxo de ar comprimido versus spray acoplado a espaçador valvulado na administração do aerossol broncodilatador no tratamento da asma aguda no setor de adultos da sala de emergência.
Méotdo:s Comparamos os custos de diferentes agentes beta-adrenérgicos, com e sem brometo de ipratrópio, administrados por nebulização intermitente versus spray acoplado a espaçador valvulado no setor de adultos da emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. As comparações foram feitas para 1, 6 e 12 horas de tratamento. Foram considerados os custos de todos os materiais utilizados.
Resutlados: O spray com espaçador consistiu em um método mais barato de administrar o broncodilatador em comparação com a nebulização intermitente para diferentes agentes beta-agonistas, com e sem ipratrópio.
Conculsões: A administração do broncodilatador por spray com espaçador valvulado foi mais econômica em comparação à administração por nebulização intermitente no tratamento da asma aguda na sala de emergência. O tratamento com spray/espaçador é progressivamente mais barato à medida que o tempo de permanência no setor de emergência aumenta.

Downloads

Downloads

Publicado

27-07-2022

Como Citar

1.
Franciscatto E, Kang S, Piovesan DM, Innocente C, Krost D, Hoffmann C, K. Fernandes A, Mallmann F, de T. R. Dalcin P. ESTUDO DE CUSTOS COMPARANDO DOIS MÉTODOS DE ADMINISTRAR O AEROSSOL BRONCODILATADOR NO TRATAMENTO DA ASMA AGUDA NA SALA DE EMERGÊNCIA: NEBULIZAÇÃO INTERMITENTE COM FLUXO DE AR COMPRIMIDO VERSUS SPRAY ACOPLADO A ESPAÇADOR VALVULADO. Clin Biomed Res [Internet]. 27º de julho de 2022 [citado 21º de abril de 2025];22(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/126058

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)