A última palavra em terapia adjuvante para câncer de mama
Palavras-chave:
Adjuvante, câncer de mamaResumo
Estudos têm demonstrado que a terapia sistêmica adjuvante diminui os relapsos em mulheres submetidas a tratamento e melhora a sua sobrevida. Isto se verifica para todas as sub-populações estudadas. A quimioterapia com múltiplas drogas, com duração de 6 meses e adição de tamoxifeno para pacientes com tumores positivos para receptores de hormônios e para pacientes pré-menopausa, e de tamoxifeno ou quimioterapia de curto prazo com tamoxifeno a longo prazo para pacientes pós-menopausa representam os tratamentos de escolha para reduzir os riscos de relapso. Em geral, os pacientes devem ser tratados com programas de terapias adjuvantes mais individualizados do que o que está sendo feito na prática atual. A prática atual é largamente baseada em estimativas de efeitos médios de quimioterapia obtidos com pacientes com doenças heterogêneas e características de quadro de menopausa. Algumas das questões que precisam ser respondidas são: i) a definição das populações de risco para relapso justifica a terapia e ii) a maneira mais otimizada de utilizar as terapias disponíveis poderá ser encontrada nas pesquisas que estarão sendo desenvolvidas em um futuro próximo. A melhora modesta, mas real, no prognóstico de câncer operável foi obtida exclusivamente através de testes clínicos. É necessário, ainda, que a participação em programas de pesquisas clínicas seja o tratamento de escolha em termos médicos e sociais para pacientes e seus médicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).