Influência da reconstrução mamária imediata no prognóstico de pacientes com câncer de mama localmente avançado
Palavras-chave:
Câncer de mama, reconstrução mamáriaResumo
OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da reconstrução mamária imediata com a técnica de rotação de retalho miocutâneo pediculado do músculo reto abdominal, no prognóstico de pacientes portadoras de câncer de mama localmente avançado.
PACIENTES E MÉTODOS: Foram selecionadas no ambulatório de patologia mamária do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas, no período de junho de 1982 a junho de 1989, 45 pacientes com câncer de mama estádio IIIa submetidas à mastectomia radical com reconstrução imediata e comparadas com um grupo-controle de 45 pacientes com câncer de mama estádio IIIa submetidas apenas à mastectomia radical. Os parâmetros estudados foram: intervalo livre de doença local, intervalo livre de doença à distância e sobrevida total.
RESULTADOS: A taxa de recidiva local foi baixa, sendo 6,6% no grupo de estudo e 4,4% no grupo-controle. Em relação à curva de sobrevida livre de doença local, não houve diferenças significativas entre o grupo tratado com MRRI e o grupo tratado com MR. Em relação à taxa de recidiva à distância os resultados foram semelhantes nos dois grupos. A curva de sobrevida livre de doença à distância não mostra diferenças significativas. Verificou-se que as recidivas ocorreram homogeneamente durante os primeiros 5 anos pós-mastectomia nos dois grupos. A sobrevida total foi praticamente a mesma nos dois grupos. A curva de sobrevida total não mostra diferenças significativas entre o grupo de casos e os controles.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que não houve interferência da reconstrução imediata nos parâmetros estudados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).