Influência da reconstrução mamária imediata no prognóstico de pacientes com câncer de mama localmente avançado

Autores

  • Henrique B. Brenelli
  • Edwald M. Keppke
  • Renato Z. Torresan
  • Cesar C. dos Santos
  • José A. Pinotti

Palavras-chave:

Câncer de mama, reconstrução mamária

Resumo

OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da reconstrução mamária imediata com a técnica de rotação de retalho miocutâneo pediculado do músculo reto abdominal, no prognóstico de pacientes portadoras de câncer de mama localmente avançado.
PACIENTES E MÉTODOS: Foram selecionadas no ambulatório de patologia mamária do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas, no período de junho de 1982 a junho de 1989, 45 pacientes com câncer de mama estádio IIIa submetidas à mastectomia radical com reconstrução imediata e comparadas com um grupo-controle de 45 pacientes com câncer de mama estádio IIIa submetidas apenas à mastectomia radical. Os parâmetros estudados foram: intervalo livre de doença local, intervalo livre de doença à distância e sobrevida total.
RESULTADOS: A taxa de recidiva local foi baixa, sendo 6,6% no grupo de estudo e 4,4% no grupo-controle. Em relação à curva de sobrevida livre de doença local, não houve diferenças significativas entre o grupo tratado com MRRI e o grupo tratado com MR. Em relação à taxa de recidiva à distância os resultados foram semelhantes nos dois grupos. A curva de sobrevida livre de doença à distância não mostra diferenças significativas. Verificou-se que as recidivas ocorreram homogeneamente durante os primeiros 5 anos pós-mastectomia nos dois grupos. A sobrevida total foi praticamente a mesma nos dois grupos. A curva de sobrevida total não mostra diferenças significativas entre o grupo de casos e os controles.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que não houve interferência da reconstrução imediata nos parâmetros estudados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

1.
B. Brenelli H, M. Keppke E, Z. Torresan R, C. dos Santos C, A. Pinotti J. Influência da reconstrução mamária imediata no prognóstico de pacientes com câncer de mama localmente avançado. Clin Biomed Res [Internet]. 18º de julho de 2022 [citado 16º de abril de 2024];21(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/125728

Edição

Seção

Artigos Originais