A influência do vídeo de informação adicional em pacientes submetidas à mastectomia
o estudo da dor
Palavras-chave:
Neoplasias mamárias/psicologia, mastectomia, dor, vídeos educativos, assistência paliativaResumo
OBJETIVO: A dor é um sintoma de alta ocorrência nos casos de câncer. No câncer de mama, as síndromes dolorosas pós-mastectomia e pós-esvaziamento axilar têm a característica de uma dor neural e chegam a ocorrer em 10% das pacientes, podendo aparecer imediatamente após a cirurgia. Este trabalho traz os primeiros resultados de uma pesquisa em andamento, elaborada para investigar os possíveis efeitos de um procedimento moderno de informação na avaliação da percepção de dor de pacientes submetidas à mastectomia no Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
MATERIAIS E MÉTODOS: Uma amostra de 22 pacientes foi estudada segundo o delineamento experimental clássico, com dois grupos. O vídeo de informação foi apresentado no período pré-operatório apenas ao grupo experimental. Ambos os grupos foram avaliados em termos de dor, através do Questionário de McGill e da Escala Análogo-Visual de Dor.
RESULTADOS: Os resultados revelaram tendências de maior avaliação da dor pósoperatória no grupo controle em comparação ao grupo experimental, em ambos os testes. Em algumas subescalas do Questionário de McGill houve aumento significativo dos escores de dor após a cirurgia no grupo controle.
CONCLUSÕES: Esses achados parecem indicar a utilidade do vídeo de informação com vistas ao bem-estar das pacientes. Sugere-se, entretanto, o aumento da amostra da pesquisa para a melhor avaliação das tendências encontradas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).