Hemodiálise veno-venosa lenta contínua no tratamento da intoxicação aguda por lítio
Palavras-chave:
Intoxicação aguda, lítio, hemodiálise veno-venosa lenta contínuaResumo
Descrevemos um caso de intoxicação aguda por carbonato de lítio devido à tentativa de suicídio. O paciente apresentou-se com quadro neurológico e cardiovascular grave com lítio sérico de 8,0 mEq/L. Evoluiu para quadro convulsivo de difícil controle medicamentoso 6 horas após o término da primeira sessão de hemodiálise (lítio sérico 4,7 mEq/L). As convulsões tônico-clônicas generalizadas permaneceram durante 4 dias com os níveis séricos do lítio variando de 2,5 - 4,7 mEq/L até a instituição da hemodiálise veno-venosa lenta contínua durante 18 horas. Ocorreu então controle do quadro convulsivo e melhora dos níveis séricos do lítio (0,9 mEq/L).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).