Habilidades psicomotoras em anestesia

comparação dos relatos de turmas em dois currículos médicos

Autores

  • Helena Maria Arenson-Pandikow
  • Ronaldo Bordin
  • Sérgio Augusto C. Medeiros

Palavras-chave:

Ensino médico, avaliação médica, habilidades, graduação em medicina

Resumo

OBJETIVO: O Núcleo de Avaliação do Ensino Médico da Faculdade de Medicina da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem, desde 1990, aplicando questionários
aos alunos da graduação nas fases pré e pós-realização de estágios rotatórios do
ciclo clínico, para estabelecer o nível de oportunidades de treinamento psicomotor
em diversas áreas de ensino. Este trabalho objetiva avaliar os resultados do
treinamento em habilidades psicomotoras em estágios de Anestesia em alunos que
fizeram o estágio antes e depois de uma reforma curricular.
MATERIAIS E MÉTODOS: Foram documentados os levantamentos de 18 habilidades
mínimas, acessíveis ao aluno na rotina do estágio em Anestesia da disciplina de
Cirurgia, realizados, respectivamente, com a última geração de alunos da disciplina
MED305 (sétimo semestre, em 1991) e a nova MED03377 (décimo semestre, em
1996). O levantamento de dados ocorreu mediante aplicação de questionários no
primeiro e último dia de realização do estágio, já validados para essa finalidade.
RESULTADOS: Das 18 habilidades, 13 não apresentaram diferença estatisticamente
significativa entre as turmas; em quatro habilidades foi referida uma exposição prévia
significativamente superior no currículo antigo (estimativa de perdas sangüíneas,
instalação de soro, administração intravenosa de fluidos e transporte do paciente
inconsciente); em apenas uma habilidade houve referência à exposição prévia
superior no currículo 242.0.
CONCLUSÕES: Os resultados obtidos sugerem que a auto-apreciação dos alunos
quanto à experiência adquirida em habilidades psicomotoras, prévia à realização do
estágio em Anestesia, tende a superestimar sua competência em habilidades técnicas.
Adiante, no décimo semestre, este julgamento se modifica consideravelmente: os
alunos referem menor nível de experiência prévia e no estágio parecem mais
motivados ao desempenho de habilidades específicas ao exercício da Anestesia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

1.
Arenson-Pandikow HM, Bordin R, C. Medeiros SA. Habilidades psicomotoras em anestesia: comparação dos relatos de turmas em dois currículos médicos. Clin Biomed Res [Internet]. 15º de junho de 2022 [citado 28º de março de 2024];20(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/125266

Edição

Seção

Artigos Originais