Análise de questionários de avaliação de aplicativos na área da saúde: Uma Revisão Sistemática

Autores

  • Silvia Regina Gralha Programa de Pós-Graduação em Tecnologias de Informação e Gestão em Saúde, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Otavio Neves da Silva Bittencourt Programa de Pós-Graduação em Tecnologias de Informação e Gestão em Saúde, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4638-560X

Palavras-chave:

aplicativo, avaliação, questionário

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar modelos de questionários para avaliação de aplicativos móveis na área da saúde. Trata-se de uma Revisão sistemática da literatura, em que a busca foi realizada em julho de 2021, nas bases de dados PubMed, ScienceDirect, Scopus, Scielo e Web of Science. Foram utilizados os descritores: “mobile”, “mhealth”, “evaluation”, “questionnaire”, “guide”, “assessing”, “validation” e “assessment”, sendo necessárias adaptações para atender as especificidades das bases. Foram identificados 1786 estudos e após aplicar os critérios de seleção, 37 publicações alcançaram o nível de qualidade para inclusão e síntese. Os artigos revisados apresentam perguntas significativas para os usuários, sobre os aplicativos avaliados. Este estudo é recomendado para auxiliar nos estudos de pesquisa visando o aumento da qualidade dos aplicativos móveis na saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-07-2022

Como Citar

1.
Regina Gralha S, Neves da Silva Bittencourt O. Análise de questionários de avaliação de aplicativos na área da saúde: Uma Revisão Sistemática. Clin Biomed Res [Internet]. 29º de julho de 2022 [citado 9º de maio de 2025];42(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/119236

Edição

Seção

Revisão Sistemática