A Imagem como Testemunho
Experiências colaborativas e experimentações visuais em uma coleção imagética sobre atingidos por barragem na Paraíba.
Palabras clave:
Antropologia Visual, Acervos e coleções fotograficas, Atingidos por Barragem.Resumen
O ensaio propõe uma reflexão sobre duas coleções imagéticas de atingidos por barragem, formadas por meio da ação extensionista, junto a moradores da comunidade do Cajá e ao Movimento de Atingidos por Barragem, PB. Apresenta doze diagramas que almejam revelar como a imagem fotográfica pode agir como dispositivo para a expressão da memória coletiva de comunidades de atingidos. A partir da metodologia da Antropologia Visual e da foto-elicitação, entende-se que o fazer etnográfico torna-se sensível à reflexão sobre as formas de gestão dos arquivos e coleções fotográficas.
Descargas
Citas
TAVARES, Bernardo Américo. Imagens-vivas, rio submerso e memórias afogadas: Uma etnografia das memórias visuais de Atingidos por Barragem na Paraíba.. Orientadora: Lara Santos de Amorim. Monografia (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto-PB, 2023.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BRUNO, Fabiana. Fotobiografia: por uma metodologia da estética em antropologia.
RESGATE, n. 19, p. 27-45, Jan./Jun. 2010.
COLLIER, JR, John. Antropologia Visual: A fotografia como método de pesquisa. São Paulo: EPU, 1973.
GELL, Alfred. Arte e Agencia: uma teoria antropologica. São Paulo: Ubu Editora, 2020, 400 pp.
SAMAIN, Etienne. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo.
Visualidades, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 151-164, jan-jun 2012.

Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Bernardo Américo Batista Tavares, Lara Santos de Amorim

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.