Projetemos: das janelas à ação
Palavras-chave:
projetemos, projeções, pandemia, covid-19Resumo
Ao refletir sobre as ações necessárias durante a pandemia de Covid-19, cujo distanciamento social foi imposto no Brasil a partir de março de 2020, o presente ensaio apresenta registros fotográficos de projeções realizadas pelo coletivo Projetemos. A seleção de imagens parte das publicações compartilhadas no perfil do Instagram desta rede nacional de projecionistas livres que está em ação desde o início do isolamento.
Downloads
Referências
AGIER, M. “Do direito à cidade ao fazer-cidade. O antropólogo, a margem e o centro”. Mana, v.21, n. 3, pp. 483–498, 2015.
BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da Imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: UBU Editora, 2022.
PRATA, Didiana. A imagem-mensagem: cultura visual e design dissidente nas redes. 2022. Tese (Doutorado em Design) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. doi:10.11606/T.16.2022.tde-29062023–100733. Acesso em: 2023–08–17.
HARVEY, D. O direito à cidade. Lutas Sociais, [S. l.], n. 29, p. 73–89, 2012. DOI: 10.23925/ls.v0i29.18497. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/18497. Acesso em: 12 mar. 2023.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. 5. ed. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro Editora, 2011.
MARTINS, V. S.; CAMPOS, G. B. de. Artivismo e Ativismo: Design Gráfico e Coletivos. DAT Journal, 5(1), 114–137. (2020). Disponível em: https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.174. Acesso em: 7 mar. 2023.
MOHERDAUI, L. As inéditas projeções coletivas de março — Uma análise sobre a massificação das telas efêmeras no espaço urbano durante a pandemia de Covid-19. 2022, MEISTUDIES. Disponível em:<http://meistudies.org/index.php/cmei/4cime/paper/view/1134>. Acesso: 8 mar. 2023.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Rios, Marilda Lopes Pinheiro Queluz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.