Cascos na calçada:
O que os cavalos errantes nos dizem?
Palavras-chave:
antrozoologia, ecologia política, trabalho, tração animalResumo
As imagens aqui apresentadas integram uma tese de doutorado em Antropologia que abordou a discussão sobre a proibição dos veículos de tração animal na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Durante o trabalho de campo, se destacou o significativo número de cavalos soltos em algumas áreas da cidade, fenômeno registrado em fotos como parte de um esforço reflexivo sobre o que representa.
Downloads
Referências
GURAN, Milton. Fotografia e pesquisa antropológica. In: Caderno de Textos –
Antropologia Visual, Rio de Janeiro: Museu do Índio, 1986, pp 66-69.
LATOUR, Bruno. Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador/Bauru: Edufba/Edusc, 2012.
MAGNI, Claudia; BRUSCHI, Mauro. Em busca do nomadismo da imagem. In:
SAMAIN, Etienne. O Fotográfico. São Paulo, Hucitec, 2005.
OSÓRIO, Andréa e SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. Editorial Dossiê Animais e
Antropologia. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, Vitória, v. 7, n. 2, pp. 01-
2019.
SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. As paisagens coexistenciais interespecíficas, ou sobre humanos e não-humanos compartilhando espaços domésticos numa cidade amazônica. Iluminuras, Porto Alegre, v. 17, n. 42, pp. 288-315, ago/dez, 2016.
______.; SILVA, Matheus Henrique Pereira da. Dos galhos às grades: cotidiano e relações interespécies no “Bosque”. Reflexões sobre as interações face a face entre humanos e macacos-de-cheiro (Saimiri sciureus sciureus) na cidade (Belém-PA). In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 23, n. 48, p. 99-127, maio/ago. 2017.
VELDEN, Felipe Vander et al. Tudo que respira, conspira. Introdução ao dossiê Socioanimalidades plurais: animais e humanos nas Ciências Sociais. In: REVISTA FLORESTAN , v. 7, p. 6-10, 2019.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eric Silveira Batista Barreto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.