Na boca do mercado
Palavras-chave:
cidade, mercado, fotoetnografia, MaceióResumo
Este ensaio resulta de uma experiência fotoetnográfica proposta na disciplina de Antropologia Audiovisual (ICS/UFAL). Paralelo às leituras da disciplina, o grupo se engajou em um trabalho fotográfico buscando vivenciar os desafios, dilemas, reflexões e sentimentos vividos na prática de pesquisa com imagens. O resultado foi um trabalho fotográfico no Mercado da Produção de Maceió, lócus central nas trocas alimentares e sociais urbanas e um pólo afetivo para trabalhadores e frequentadores.
Downloads
Referências
ACHUTTI, L. E. R. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. Porto Alegre: Editora da UFRGS: Tomo Editorial, 2004.
GURAN, Milton. Fotografar para descobrir, fotografar para contar. Cadernos de Antropologia e Imagem, 10(1), 2000, p.155–65.
VEDANA, Viviane. Fazer a feira e ser feirante: a construção cotidiana do trabalho em mercados de rua no contexto urbano. Horizontes Antropológicos, 19(39), 2013, p. 41–68.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Amanda Stephanie Garcia de Carvalho Gomes, Carlos Eduardo da Silva Lopes da Silva Lopes, Clarice Maia de Amorim, Eloisa Lemos, Fernanda Rechenberg, Giselle Silvestre da Silva, Josivaldo Rodrigues de Oliveira, Larissa Vanessa Santos Correia, Maristela Marques Santos, Tamara Roque Caetano, Tayná Almeida de Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.