Senegaleses Baye Fall em diáspora mouride

Autores

Palavras-chave:

Mouride, Diaspora, Baye Fall, Senegal

Resumo

Este conjunto de imagens é parte de projeto de pesquisa intitulado Migrações africanas: um estudo sobre senegaleses muçulmanos e o simbolismo da confraria mouride e consiste em registro etnográfico produzido em diferentes períodos de 2015 a 2020 nas regiões de São Paulo, oeste do Paraná e na cidade de Salvador-BA. A proposta do ensaio fotográfico permite repensar os espaços performáticos religiosos de homens e de mulheres mourides em diáspora, a partir de diferentes dispersões estéticas e de poéticas traduzidas em experiências históricas, memórias e repertórios culturais da negritude como chave analítica de processos dinâmicos e deslocamentos transculturais criativos, gerados pelos próprios sujeitos em ato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fanny Longa Romero

Antropóloga. Professora adjunta do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade Internacional de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês. 

Referências

GASBARRO, Nicola. Missões: a Civilização Cristã em ação. In: MONTERO, Paula (Org.).

Deus na Aldeia — missionários, índios e mediação cultural. Globo, 2006, p. 79–101.

GEERTZ, C. Observando o islã. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

ROMERO, Fanny Longa. Islã, parentesco e ritual na irmandade religiosa Mouridiyya:percursos da etnografia no contexto da imigração de africanos senegaleses no Brasil. In: TEDESCO, João C.;KLEIDERMACHER, Gisele (Orgs.). A imigração senegalesa no Brasil e na Argentina:múltiplos olhares. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 275–296.

ROMERO, Fanny Longa. Rituais de devoção, transe e conflito: o mundo relacional da diáspora mouride na cidade de São Paulo. Revista da ABPN. vol. 13, n. 36. Mar-maio, 2021, p. 284–311.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Como Citar

Longa Romero, F. . (2022). Senegaleses Baye Fall em diáspora mouride. Fotocronografias, 7(18), 53–67. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/126273