"QUE DEUS NOS ABENÇOE E PERDOE O PECADO DA BRASKEM"
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8136.146165Resumo
Mais de 200 mil famílias foram direta ou indiretamente afetadas pela subsidência do solo causada pela extração de sal-gema realizada pela Braskem em Maceió, configurando, assim, o maior crime corporativo socioambiental urbano em andamento no mundo. O presente ensaio visual é fruto de um encontro etnográfico entre Laryssa Owsiany (que, à época, realizava sua pesquisa de doutorado) e Carlos Eduardo Lopes, seu interlocutor e idealizador do projeto Cotidiano Fotográfico. Juntos, eles percorreram as rotas de fuga e os escombros dos territórios arruinados pela mineração na capital alagoana, consolidando, assim, uma grande parceria de pesquisa. O recorte apresentado neste ensaio visual se concentra em manifestações de fé expressas por meio de intervenções artístico-políticas nos “bairros fantasmas”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laryssa Owsiany, Carlos Eduardo Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).