DA PROTEÇÃO AO “BOTA PALHA”
RITUAIS DO MOÇAMBIQUE CAMISA ROSA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8136.145879Resumo
Sob perspectivas da antropologia dos rituais e das materialidades, analiso dois rituais do terno Moçambique Camisa Rosa de Ituiutaba/MG na Festa de São Benedito. Durante a “alvorada”, o grupo realiza rituais de proteção e “bota palha”. Esses rituais são característicos do próprio terno, o que evidencia a imensa variedade de práticas e saberes presentes nas Congadas, Congados e/ou Reinados. Neste ensaio visual, as imagens, ora no interior do quartel, ora na rua, apresentam a sequência de ações que visam garantir a proteção do grupo, bem como o reconhecimento da importância do capitão e de cada participante para a realização da festividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amanda Moura Souto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).