O "CRISTIANISMO DESCOLADO"
O COMPLEXO INDUSTRIAL DA MODA-CELEBRIDADE-MEGAIGREJAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8136.143558Resumo
Neste artigo, analiso como a moda, as megaigrejas e a cultura jovem e de celebridade se unem no século XXI, dando origem ao fenômeno do “cristianismo descolado”. Afirmo que esse cristianismo voltado para os jovens de classe média não é criado apenas pelas megaigrejas em uma tentativa de atrair as novas gerações, como geralmente se argumenta. Ele também é produzido por celebridades, pelo setor da moda e por jovens empreendedores cristãos. Argumento que esse conjunto de diferentes elementos gera um “complexo industrial de moda, celebridade e megaigrejas” que torna o cristianismo atraente para os jovens de classe média, pois eles não encontram pertencimento em igrejas mais conservadoras. Uso o conceito de “formação estética” de Meyer (2009) para demonstrar como esse complexo industrial une os jovens especialmente em sua transição para a vida adulta. Também
demonstro que, pelo fato de o cristianismo descolado ser um estilo estético relativamente novo, ele se torna altamente visível e precisa ser negociado com estilos mais antigos. Este artigo se baseia em seis anos de trabalho de campo multi-situado presencial (na megaigreja australiana Hillsong na Austrália e no Brasil) e online (monitorando e analisando seus cultos online e presença nas mídias sociais e como os fiéis interagem com elas, bem como reportagens da mídia sobre a igreja).
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