DEUS VESTE OS LÍRIOS DO CAMPO
O COMPLEXO INDUSTRIAL “MODA-CELEBRIDADE-MEGAIGREJAS” A PARTIR DOS EXEMPLOS DA HILLSONG, C3 E LAGOINHA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8136.140515Resumo
Este texto é um comentário à teorização feita por Cristina Rocha a respeito do complexo industrial moda-celebridade-megaigrejas, representado pela Hillsong e C3, em relação às quais se acrescenta o exemplo da Igreja da Lagoinha. Foca-se na ênfase dada por Rocha ao consumo de bens religiosos e à estetização da experiência da fé como “nova forma sensacional” que media e organiza a prática, a sensibilidade e o senso de comunidade. Como contraponto, o comentário recupera a noção de “pedagogias do corpo” para pensar os possíveis efeitos do processo de encarnação dos objetos que circulam. E também aponta para a potencialidade que pode advir, em trabalhos futuros, se se olhar para modos de enunciação dos sujeitos, como os relativos a gênero e raça.
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