PODER, CORPO E AGÊNCIA
ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA DO SECULARISMO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8136.140189Resumo
O presente artigo tem por objetivo explorar as contribuições da antropologia do secularismo para a antropologia, os estudos de religião e para o debate feminista. Assim, o recorte de pesquisa focará em três eixos principais: a discussão sobre “secularismo político” enquanto uma forma de governamentalidade que circunscreve e regula o papel das religiões; a ênfase nas práticas de encorporação (embodiment) e na importância do sensório para os processos de subjetivação; a questão da agência religiosa feminina e os desafios que coloca ao pensamento feminista contemporâneo. Os temas em pauta apresentam alternativas para pensar questões importantes como a relação entre corpo e pessoa, processos de subjetivação, bem como as formas de regulação da religião na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Henrique Fernandes Antunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).