LIGAS DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE
UM SURGIMENTO SECULAR ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8136.132839Resumo
Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma análise sobre as ligas acadêmicas em saúde e espiritualidade, espaços que predominam na formação sobre o tema no Brasil. Procura-se analisar como a formação em espiritualidade dessas organizações é secular, não só pela forma de mobilizar a espiritualidade, se não também por características próprias da configuração da saúde. Por um lado, desde o surgimento das ligas na medicina é possível ver vínculos com o religioso, embora tenha sido inspirada na ciência a inícios do século XX. Por outro, se reconhecem vínculos religiosos diversos, seja na trajetória das pessoas, ou no surgimento das ligas de saúde e espiritualidade. Dessa forma, compreende-se o surgimento das ligas nucleadas na Associação Acadêmica de Ligas e Grupos de Estudo em Espiritualidade e Saúde (AALEGREES), prestando especial atenção aos vínculos entre ciência e religião.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 María Florencia Chapini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).