POLÍTICA EXTERNA DO GOVERNO LULA: COALIZÕES AO SUL COMO ALTERNATIVA MULTILATERAL

Autores

  • Walace Ferreira IUPERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.8351

Palavras-chave:

Política Externa, Governo Lula, Coalizões ao Sul, Multilateralismo, Estratégia

Resumo

Este artigo aborda as alternativas ao Sul estabelecidas pela política externa do governo Lula, tais como a formação do G-20, a constituição do IBSA, o significado dos BRICS, a defesa do regionalismo e a aproximação com a África. O objetivo aqui é identificar estas coalizões, por um lado, como estratégia de política externa do atual governo, e por outro, como resultado da atual configuração das relações internacionais pós era bipolar. Com relatos de ações da política externa mostro como, no multilateralismo em vigor, novas alternativas são propostas pelos países emergentes, buscando ampliar seus poderes de decisão nos principais fóruns internacionais. Neste contexto, a atuação do Brasil tem sido de fundamental relevância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Ferreira, IUPERJ

Sou doutorando em Sociologia no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e professor na faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2009-07-15

Como Citar

Ferreira, W. (2009). POLÍTICA EXTERNA DO GOVERNO LULA: COALIZÕES AO SUL COMO ALTERNATIVA MULTILATERAL. Revista Debates, 3(1), 100–125. https://doi.org/10.22456/1982-5269.8351

Edição

Seção

Artigos