Juventudes e políticas públicas: construção de significados e participação juvenil no programa Plugminas

Autores

  • Selmara Mamede Simões Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG
  • Regina de Paula Medeiros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.46477

Palavras-chave:

Juventude, Políticas Públicas, Novas Tecnologias.

Resumo

Este artigo aborda a relação entre representações presentes no desenho de políticas públicas de juventude e os significados construídos pelos jovens sobre essas políticas. Considera-se nas análises a complexidade da delimitação conceitual de juventude, permeada de representações que conformam a agenda de governo, e a oferta de políticas públicas para jovens. O programa investigado visa promover conhecimento em artes, formação profissional e desenvolvimento social, por meio de atividades baseadas na cultura digital e na “inovação”. Foi utilizada metodologia qualitativa, por meio de análise documental e entrevistas dialógicas com os jovens participantes do programa. Os resultados apontam que os jovens percebem uma aproximação entre os objetivos do programa Plugminas e a vivência da condição juvenil, especialmente a relação com a diversidade e a sociabilidade. Apontam que o programa amplia seu repertório de experiências, possibilidades de inserção no trabalho e participação social.

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Biografia do Autor

Selmara Mamede Simões Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG

Graduanda em Ciências Sociais, Programa de Graduação em Ciências Sociais, PUC-MG

Regina de Paula Medeiros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Antropologia, Professora no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

2014-08-25

Como Citar

Ferreira, S. M. S., & Medeiros, R. de P. (2014). Juventudes e políticas públicas: construção de significados e participação juvenil no programa Plugminas. Revista Debates, 8(2), 161–181. https://doi.org/10.22456/1982-5269.46477

Edição

Seção

Dossiê