O Estado Moderno na Europa Ocidental: Três Narrativas da sua Formação

Autores

  • Ramon Blanco Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.43218

Palavras-chave:

Formação do Estado, Estado Moderno, Europa Ocidental.

Resumo

Este artigo examina um tema central, e um acirrado debate, dentro do campo da Ciência Política e das Relações Internacionais – a formação de estados modernos. O artigo delineia as principais narrativas que buscam explicar a formação do estado moderno na Europa Ocidental, nomeadamente: as narrativas econômica, gerencial e militar. Ao invés de buscar observar qual narrativa possui um maior poder explicativo relativamente às outras, entende-se que cada narrativa, bem como os autores dentro das mesmas, como uma parte importante de um mosaico teórico que busca entender e explicar o processo dúbio, não-linear e diverso que é a formação do estado moderno. Desse modo, este artigo delineia cada uma das narrativas acima mencionadas destacando seus argumentos, autores e raciocínios fundamentais. Finalmente, o artigo apresenta uma moldura teórica intermediária relativamente ao processo de formação do estado na Europa Ocidental, onde as diferentes narrativas podem encontrar-se de modo a proverem um entendimento mais alargado a respeito do processo pelo qual o estado moderno formou-se.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Blanco, Universidade de Coimbra

Pesquisador Associado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) e Doutorando em Política Internacional e Resolução de Conflitos na mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Blanco, R. (2013). O Estado Moderno na Europa Ocidental: Três Narrativas da sua Formação. Revista Debates, 7(3), 169–184. https://doi.org/10.22456/1982-5269.43218

Edição

Seção

Artigos