Socialização e trauma:

efeitos da pandemia sobre valores e atitudes de jovens de Curitiba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.134069

Resumo

O artigo analisa o impacto da pandemia de covid-19 e o contexto político brasileiro nos valores e atitudes dos jovens de Curitiba. A hipótese do estudo é que a pandemia intensificou o fenômeno da alienação política e o descrédito nas instituições entre os jovens, afetando sua confiança no futuro e percepção da política. A metodologia utilizada é quantitativa, por meio do método de pesquisa tipo survey aplicada na cidade de Curitiba/PR em dois momentos distintos: 2016, antes da radicalização política e da pandemia, e em 2022. A análise de dados apresenta a percepção dos jovens em relação à pandemia, buscando analisar as divergências entre eles quanto aos efeitos da covid-19 em suas vidas, e em seguida a comparação entre os jovens de Curitiba nos dois períodos, buscando identificar possíveis mudanças significativas em suas percepções e atitudes, e avaliar se essas mudanças podem ser atribuídas às experiências vivenciadas durante o período pandêmico. Os resultados indicam que os eventos ocorridos entre 2018 e 2022 não causaram mudanças substanciais na cultura política da juventude curitibana, permanecendo ambivalente em relação ao regime político e seus representantes, com a presença de valores autoritários e uma perspectiva pessimista em relação à política, sugerindo que a construção de uma cultura política democrática exigirá esforços contínuos e de longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Stumpf González, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alexsander Dugno Chiodi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Stumpf González, R., & Dugno Chiodi, A. (2023). Socialização e trauma:: efeitos da pandemia sobre valores e atitudes de jovens de Curitiba. Revista Debates, 17(2), 25–49. https://doi.org/10.22456/1982-5269.134069