Democracia sob ataque:

polarização política e produção de conteúdos hostis no Twitter nas eleições de 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.129776

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar os ataques ao sistema eleitoral brasileiro nas eleições de 2022 no Twitter. Por meio de uma abordagem interdisciplinar e o emprego de ferramentas e técnicas computacionais de rotulação automatizada de perfis e análise de linguagem natural, o artigo identificou os principais tipos de discursos hostis e o posicionamento político dos perfis que produziram conteúdos com hostilidade contra as urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os magistrados no tribunal. Os dados apontam que perfis governistas (bolsonaristas) produzem maior número de conteúdos hostis, principalmente com xingamentos contra as urnas eletrônicas e ataques com comentários negativos ou de ódio direcionado à identidade dos ministros do TSE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Dias dos Santos, Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Doutoranda em Ciência da Computação, mestre em Engenharia da Informação e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

Cláudio Luis de Camargo Penteado, Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia e Ciências Sociais

Mestre e doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais e do Bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC. Pesquisador do Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre/UFABC), Núcleo DATAS/UFABC e do NEAMP/PUCSP.

Laura Damaceno de Almeida, Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Mestranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Cientista de dados na Bayer e graduada em Ciência da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), em São Paulo.

Denise Hideko Goya, Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição

Mestre e doutora em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação e do Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal do ABC. Pesquisadora do Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (Lirte/UFABC) e Núcleo DATAS/UFABC.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Dias dos Santos, P., Luis de Camargo Penteado, C., Damaceno de Almeida, L., & Hideko Goya, D. (2023). Democracia sob ataque:: polarização política e produção de conteúdos hostis no Twitter nas eleições de 2022. Revista Debates, 17(1), 41–62. https://doi.org/10.22456/1982-5269.129776