O que é o conservadorismo?

do conceito à mensuração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.128319

Resumo

A história política, social e econômica do Ocidente é periodicamente marcada por crises e mudanças. Concomitante a esse processo, identificamos também o protagonismo das chamadas “ondas conservadoras”. A despeito de ser um fenômeno recorrente desde o século XVIII, o desenvolvimento teórico e empírico sobre o tema dentro das Ciências Sociais, e especialmente a Ciência Política, segue tendo lacunas relevantes. Desse modo, este artigo tem como objetivo principal contribuir para esse tema de pesquisa. Nosso fio condutor parte da análise teórica do fenômeno – a partir de uma revisão bibliográfica crítica e aprofundada – seguida do desenvolvimento de ferramentas que contribuem para a tentativa de aplicar esse conhecimento à realidade atual. A instrumentalização foi feita a partir do banco de dados do World Values Survey (WVS) e aplicada para dois casos emblemáticos: Brasil e Estados Unidos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica da Silva Duarte, Universidade Federal de Pernambuco

Pesquisadora de pós-doutorado em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade. Membro da rede World Values Survey, do NUPRI-USP e do Imakay Research Hub no Brasil. Trabalha com a temática de comportamento político aplicado ao conservadorismo e à desinformação.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

da Silva Duarte, J. (2023). O que é o conservadorismo? do conceito à mensuração. Revista Debates, 17(1), 110–138. https://doi.org/10.22456/1982-5269.128319