Uma estratégia para o ensino de políticas públicas:

o caso dos projetos de inovação públicos na matriz do governo e das políticas públicas da PUCP (Peru)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.126208

Resumo

A investigação e a implementação das políticas públicas são disciplinas que exigem, apesar dos seus pontos em comum, das suas próprias formas de aprendizagem-aprendizagem e das suas próprias formas de produção de competências nos estudantes. O primeiro se concentra principalmente na análise da política pública, o segundo na hechura concreta da política pública. Este artigo descreve a proposta de ensino-aprendizagem dirigida a estudantes, interessados ​​na implementação de políticas públicas (diretivas e executivas estatais), da Maestria de Gobierno e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), que utiliza como meio de graduação projetos de inovação baseados em investigação aplicada; e apresentamos, a partir das informações fornecidas pelos egressos da maestria, os primeiros resultados da aplicação desta estratégia em termos de logros profissionais e educativos e dos principais desafios na implementação das inovações propostas. Em termos metodológicos, este artigo é um estudo de caso descritivo que planta os principais componentes da experiência sinalizada, assim como seus primeiros efeitos nos egressos. Para o cumprimento de seus objetivos, este estúdio utiliza três ferramentas: a revisão bibliográfica, entrevistas e uma consulta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonidas Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Peru

Candidato a doctor en Ciencia Política en la Pontificia Universidad Católica del Perú. Magister en Ciencia Política en la mención de Política Comparada por la Escuela de Gobierno y Políticas Públicas de la Pontificia Universidad Católica del Perú; licenciado en Ciencia Política por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Es profesor en la Escuela de Gobierno y Políticas Públicas de la Pontificia Universidad Católica del Perú y en la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Investigador en innovación en el sector público y en capacidad estatal.

Rafael Miranda Ayala, Pontificia Universidad Católica del Perú

Doctor en Psicología por la Universitat de Girona (España). Magister en Políticas de Desarrollo Internacional por la Universidad Nacional de Seúl (Corea del Sur) y magíster en Estadística Aplicada por la Universidad Rey Juan Carlos (España). Licenciado en Ciencias Políticas y Gobierno por la Pontificia Universidad Católica del Perú. Profesor en la Escuela de Gobierno y Políticas Públicas de la Pontificia Universidad Católica del Perú. Investigador acredito por CONCYTEC de nivel 2.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Ramos, L., & Miranda Ayala, R. (2023). Uma estratégia para o ensino de políticas públicas:: o caso dos projetos de inovação públicos na matriz do governo e das políticas públicas da PUCP (Peru). Revista Debates, 17(2), 241–271. https://doi.org/10.22456/1982-5269.126208