INCLUSÃO DIGITAL PARA A INCLUSÃO SOCIAL: PERSPECTIVAS E PARADOXOS

Autores

  • Adilson Cabral Universidade Federal Fluminense
  • Eula D. T. Cabral Ministério de Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.12520

Palavras-chave:

Inclusão Social, Inclusão Digital, Digitalização das Comunicações, Políticas de Comunicação, Apropriação Social das TICs.

Resumo

A noção de inclusão digital compreende a expansão de infraestrutura e equipamentos, para o incremento de indicadores sociais em educação, emprego, dentre outras áreas. Entretanto, não dialogam com experiências de radiodifusão comunitária, digitalização do Rádio e da TV e telecentros de acesso à Internet. Por sua vez, a sociedade como protagonista dos processos tecnológicos fundamenta movimentos como a Campanha CRIS, organizada em torno da Cúpula Mundial pela Sociedade da Informação, que revitaliza o Relatório McBride, publicado pela UNESCO em 1968. Este artigo se baseia em pesquisa bibliográfica e documental, analisando políticas de governos e organizações na inclusão social pelas tecnologias, bem como seus desdobramentos, prioritariamente na América Latina, evidenciando contradições, limites e paradoxos ao lidar com a inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Cabral, Universidade Federal Fluminense

P

Eula D. T. Cabral, Ministério de Ciência e Tecnologia

Analista em C&T, área de Comunicação Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Membro do grupo de pesquisa EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência e Editora do Informativo Eletrônico "Sete Pontos" - http://www.comunicacao.pro.br/setepontos.

Downloads

Publicado

2010-06-29

Como Citar

Cabral, A., & Cabral, E. D. T. (2010). INCLUSÃO DIGITAL PARA A INCLUSÃO SOCIAL: PERSPECTIVAS E PARADOXOS. Revista Debates, 4(1), 11. https://doi.org/10.22456/1982-5269.12520

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)