Evidências sobre o uso de câmeras corporais no policiamento

overview de Revisões Sistemáticas

Autores/as

Palabras clave:

Câmeras corporais, Policiamento, Revisões sistemáticas, Evidências

Resumen

Este artigo analisa as evidências encontradas em quatro revisões sistemáticas realizadas entre 2017 e 2022, com o objetivo de identificar quais são os resultados derivados de programas com câmeras corporais acopladas aos uniformes de policiais. A pesquisa foi realizada nas plataformas Google Scholar, Pub Med, Scopus e OpenAlex, com as palavras de busca “body-worn cameras”, “policing” e “systematic review”, com o uso do indicador booleano AND. Concluímos que as evidências disponíveis, para além dos limites da maioria dos estudos, autorizam as expectativas positivas no sentido da redução da letalidade e da violência policial, da redução do número de reclamações contra os policiais e no aperfeiçoamento do trabalho de polícia, efeitos que tendem a ser mais significativos em países com maiores indicadores de violência policial, especialmente se os gestores considerarem os “elementos moderadores”, destacadamente a natureza dos equipamentos e o grau de adesão dos profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Rolim, Centro Universitário Ritter dos Reis -UniRitter

Tiene un doctorado (2014) y una maestría (2008) en Sociología por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), con estudios posdoctorales en Sociología en la misma institución. Es especialista (2004) en Seguridad Pública por la Universidad de Oxford (Reino Unido) y licenciado en Comunicación Social (1990) por la Universidad Federal de Santa María (UFSM). Es profesor del máster en Derechos Humanos del Centro Universitario Ritter dos Reis (UniRitter) de Porto Alegre (RS). Es miembro fundador del Foro Brasileño de Seguridad Pública (FBSP) y del Instituto Cidade Segura (ICS); es miembro de la Asamblea Brasileña de Amnistía Internacional y está en el directorio de la ONG Artigo 19.

Nathan Chesini , Centro Universitário Ritter dos Reis -UniRitter

Bolsista de iniciação científica do Grupo Ânima, estagiário da 1ª Defensoria Pública Canoas – RS, cursando Direito no Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter.

Júlia de Quevedo Manzano , Centro Universitário Ritter dos Reis -UniRitter

Graduada em História pela UFRGS, servidora pública do Grupo Hospitalar Conceição, voluntária na Defensoria Pública do RS e em projeto de iniciação científica do Grupo Ânima. Cursando Direito no Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter

Publicado

2023-08-17

Número

Sección

Artigos