Evidências sobre o uso de câmeras corporais no policiamento

overview de Revisões Sistemáticas

Auteurs

Mots-clés :

Câmeras corporais, Policiamento, Revisões sistemáticas, Evidências

Résumé

Este artigo analisa as evidências encontradas em quatro revisões sistemáticas realizadas entre 2017 e 2022, com o objetivo de identificar quais são os resultados derivados de programas com câmeras corporais acopladas aos uniformes de policiais. A pesquisa foi realizada nas plataformas Google Scholar, Pub Med, Scopus e OpenAlex, com as palavras de busca “body-worn cameras”, “policing” e “systematic review”, com o uso do indicador booleano AND. Concluímos que as evidências disponíveis, para além dos limites da maioria dos estudos, autorizam as expectativas positivas no sentido da redução da letalidade e da violência policial, da redução do número de reclamações contra os policiais e no aperfeiçoamento do trabalho de polícia, efeitos que tendem a ser mais significativos em países com maiores indicadores de violência policial, especialmente se os gestores considerarem os “elementos moderadores”, destacadamente a natureza dos equipamentos e o grau de adesão dos profissionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcos Rolim, Centro Universitário Ritter dos Reis -UniRitter

Il est titulaire d'un doctorat (2014) et d'un master (2008) en sociologie de l'Université fédérale de Rio Grande do Sul (UFRGS), avec des études post-doctorales en sociologie dans la même institution. Il est spécialiste (2004) en sécurité publique de l'Université d'Oxford (Royaume-Uni) et diplômé en communication sociale (1990) de l'Université fédérale de Santa Maria (UFSM). Il est professeur dans le programme de maîtrise en droits de l'homme au Centre universitaire Ritter dos Reis (UniRitter) à Porto Alegre (RS). Il est membre fondateur du Forum brésilien de sécurité publique (FBSP) et de l'Institut Cidade Segura (ICS); est membre de l'Assemblée brésilienne d'Amnesty International et siège au conseil d'administration de l'ONG Artigo 19.

Nathan Chesini , Centro Universitário Ritter dos Reis -UniRitter

Bolsista de iniciação científica do Grupo Ânima, estagiário da 1ª Defensoria Pública Canoas – RS, cursando Direito no Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter.

Júlia de Quevedo Manzano , Centro Universitário Ritter dos Reis -UniRitter

Graduada em História pela UFRGS, servidora pública do Grupo Hospitalar Conceição, voluntária na Defensoria Pública do RS e em projeto de iniciação científica do Grupo Ânima. Cursando Direito no Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter

Publiée

2023-08-17

Numéro

Rubrique

Artigos