Os descaminhos da poesia a serviço do nazismo

Autores

  • Elcio Loureiro Cornelsen UFMG / FALE

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um breve estudo sobre os descaminhos da poesia a serviço do nazismo, cujas raízes remontam à tradição da lírica proto-nacionalista e nacionalista romântica do século XIX. A partir da interpretação dos poemas “Die Mutter” (“A mãe”), de Josepha Berens-Totenohl, “Deutsche Ostern 1933” (“Páscoa alemã de 1933”), de Heinrich Anacker, “Dem Führer” (“Ao Führer”), de Will Vesper, e “Wir” (“Nós”), de Anne Marie Koeppen, podemos constatar a presença de marcas discursivas que remetem ao jargão nazista, e isto as torna meros instrumentos de propaganda totalitária.

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Biografia do Autor

Elcio Loureiro Cornelsen, UFMG / FALE

Possui graduação em Letras Alemão e Português pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Germanística - Freie Universität Berlin (1999), na Alemanha, e pós-doutorado em Estudos Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP; 2005). É professor adjunto III da Faculdade de Letras da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e, atualmente, desenvolve pesquisa em nível de pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp (mar. 2009- fev. 2010). É membro do Grupo Integrado de Pesquisa "Literatura e Autoritarismo" (CAL/UFSM-RS) desde 2000 e membro do Núcleo Walter Benjamin (FALE/UFMG), fundado em 2006. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Moderna Alemã, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, literatura alemã, língua alemã, análise do discurso e cinema. (Resumo - Currículo Lattes)

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Publicado

2009-11-19

Como Citar

Cornelsen, E. L. (2009). Os descaminhos da poesia a serviço do nazismo. Contingentia, 4(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/contingentia/article/view/10173

Edição

Seção

Literatura