OS MÉTODOS DE CUSTEIO: VANTAGENS, DESVANTAGENS E SUA APLICABILIDADE NOS DIVERSOS TIPOS DE ORGANIZAÇÕES APRESENTADAS PELA LITERATURA
Palavras-chave:
Métodos de custeio, Tipos de organizações, Congresso Brasileiro de CustosResumo
Os métodos de custeio são ferramentas importantes para a geração de informações relevantes para a tomada de decisões. Este fato evidencia a importância da utilização de métodos de custeio compatíveis com os objetivos e as características das organizações. Assim, o objetivo deste artigo é identificar quais métodos de custeio são mais utilizados na literatura nacional, mais especificamente no Congresso Brasileiro de Custos, destacando as aplicações em diversos tipos de organizações. Para tanto, esta pesquisa é aplicada, qualitativa e quantitativa, descritiva, explicativa, pesquisa de campo, bibliográfica e levantamento. Os resultados apresentam que os métodos de custeio são aplicados nos mais diversos tipos de organizações, sejam elas comerciais, industriais, de serviços, ou ainda públicas ou privadas. Cada artigo, ou melhor, cada autor, defende o seu método como o melhor para determinar os custos dos bens e serviços, ou para obtenção de determinado tipo de informação. Ressalta-se que nenhum dos métodos é perfeito e resolverá todos os problemas das organizações. Mesmo o custeio por absorção, apresenta vantagens, como atender à legislação do Imposto de Renda, alocar tanto os custos diretos quanto os indiretos e ser menos custoso de implementar. Porém, a escolha do método mais adequado, deve levar em consideração, o tipo de organização e o tipo de informação que se busca obter. Além disso, são os gestores que, de posse das informações geradas pelo método aplicado, seja este, tradicional, convencional ou híbrido, decidem sobre as ações a serem tomadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.