A poesia de Sá-Carneiro em diálogo com as artes plásticas surrealistas

Autores

  • Gustavo Henrique Rückert UFRGS/UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.60838

Resumo

O complexo contexto do início do século XX, com todas as inovações técnicas, o desenvolvimento urbano e os conflitos internacionais, trouxe profundas rupturas ao homem moderno. A identidade antes estável, centrada e bem definida fragmentou-se com um novo modo de vida. Nesse contexto, as artes de vanguarda problematizaram a questão da representação, seja de si, do outro ou dos objetos. Estando esses sintomas presentes em diversos contextos europeus, este trabalho pretende analisar o diálogo da poesia de Mário de Sá-Carneiro e das artes plásticas surrealistas. Do poeta português, será analisado o poema 16. Do movimento de vanguarda, a tela Sonho causado pelo voo de uma abelha em redor de uma romã, um segundo antes de despertar, do pintor espanhol Salvador Dalí. Elementos como o sonho, a dispersão da realidade e a incapacidade de representação são comuns às obras, evidenciando que Sá-Carneiro introduziu elementos inovadores em Portugal, os quais seriam utilizados alguns anos depois de sua morte pelo movimento surrealista.

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Publicado

2015-12-14

Como Citar

Rückert, G. H. (2015). A poesia de Sá-Carneiro em diálogo com as artes plásticas surrealistas. Revista Conexão Letras, 10(14). https://doi.org/10.22456/2594-8962.60838